Literatura e seus modos de leitura: a mediação literária para estudantes do ensino médio

Autores

  • Alexandra Santos Pinheiro UFGD
  • João Vitor Oliveira UFGD

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022001

Palavras-chave:

Leitura literária, Mediação de Leitura, Modos de Leitura.

Resumo

Este artigo analisa oficinas de leitura efetuadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de Dourados/MS (Brasil). Tais oficinas foram constituídas por textos que reconfiguravam a personagem Chapeuzinho Vermelho ao longo do tempo, e a mediação de leitura visava a buscar, nas interpretações dos estudantes, novas leituras acerca dos textos Chapeuzinho Vermelho, nas versões de Charles Perrault e dos irmãos Grimm; além do conto Fita Verde no Cabelo: nova velha estória, de Guimarães Rosa. A expectativa era perceber como o público das distintas realidades tem interpretado textos, tomando como base os Modos de Leitura defendidos pelo teórico Rildo Cosson (2014) como mecanismos para interpretar textos literários em suas indagações durante as atividades. Portanto, apresentamos aqui a análise das transcrições de áudios gravados durante as Oficinas de Leitura. A metodologia adotada está baseada nos estudos de Alves e Silva (1992) para análises qualitativas. Ao final, concluímos que os estudantes da escola pública e da escola particular se valem dos Modos de Leitura para interpretações de textos literários, entretanto, os primeiros se
mostram mais apegados às temáticas dos textos por identificação de suas realidades, tornando assim a leitura mais pessoal, sem recorrer a teorias
literárias para suas interpretações, enquanto os outros, mais conhecedores de teorias e conceitos de literatura, tornam suas interpretações menos pessoais e mais práticas. Como referencial teórico, dialogamos com Cosson (2014) e com o Referencial Curricular da Educação Básica da Rede de Estadual de Ensino/MS – Ensino Médio (2012), dentre outros.

 

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro, UFGD

possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Atua, principalmente, nos temas: Literatura e gênero; História da Leitura. Desde 2003, faz extensão voltada para a Formação Continuada de Professores. Ministra as disicplinas de Teoria Literária na graduação e Literatura e História no mestrado. 

João Vitor Oliveira, UFGD

Gaduação em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015);  mestre do Programa de pós-graduação em Letras na área de literatura e práticas culturais (2020). 

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Publicado

2022-04-05

Como Citar

Pinheiro, A. S., & Oliveira, J. V. (2022). Literatura e seus modos de leitura: a mediação literária para estudantes do ensino médio. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022001. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022001

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.