Literatura e seus modos de leitura: a mediação literária para estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022001Palavras-chave:
Leitura literária, Mediação de Leitura, Modos de Leitura.Resumo
Este artigo analisa oficinas de leitura efetuadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de Dourados/MS (Brasil). Tais oficinas foram constituídas por textos que reconfiguravam a personagem Chapeuzinho Vermelho ao longo do tempo, e a mediação de leitura visava a buscar, nas interpretações dos estudantes, novas leituras acerca dos textos Chapeuzinho Vermelho, nas versões de Charles Perrault e dos irmãos Grimm; além do conto Fita Verde no Cabelo: nova velha estória, de Guimarães Rosa. A expectativa era perceber como o público das distintas realidades tem interpretado textos, tomando como base os Modos de Leitura defendidos pelo teórico Rildo Cosson (2014) como mecanismos para interpretar textos literários em suas indagações durante as atividades. Portanto, apresentamos aqui a análise das transcrições de áudios gravados durante as Oficinas de Leitura. A metodologia adotada está baseada nos estudos de Alves e Silva (1992) para análises qualitativas. Ao final, concluímos que os estudantes da escola pública e da escola particular se valem dos Modos de Leitura para interpretações de textos literários, entretanto, os primeiros se
mostram mais apegados às temáticas dos textos por identificação de suas realidades, tornando assim a leitura mais pessoal, sem recorrer a teorias
literárias para suas interpretações, enquanto os outros, mais conhecedores de teorias e conceitos de literatura, tornam suas interpretações menos pessoais e mais práticas. Como referencial teórico, dialogamos com Cosson (2014) e com o Referencial Curricular da Educação Básica da Rede de Estadual de Ensino/MS – Ensino Médio (2012), dentre outros.
Referências
ABREU, Márcia. Leituras no Brasil: antologia comemorativa pelo 10º Cole. Campinas/SP:Mercado das Letras, 1995.
ALVES, Zélia Maria Mendes Biazoli. SILVA, Maria Helena F. F. Dias. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. São Paulo: Paideia, N. 2, Fev./Jul. 1992. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1992000200007>. Acesso em 15 de julho de 2019.
BRASIL. MEC. ANDIFES. V Pesquisa sócioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação, (2006). Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília, MEC/SEF.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
DAUSTER, Tania. Jogos de inclusão e exclusão sociais: Sobre leitores e escritores do final do século XX no Rio de Janeiro. IN: YUNES, Eliana. A experiência da leitura. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22 Ed. São Paulo: Cortez, 1988.
GALVÃO, André Luis Machado. SILVA, António Carvalho. A motivação para a leitura na escola: contribuições para o ensino de literatura. Revista a cor das letras, Braga/PT, v. 18, n.3, p. 27-42, set-dez, 2017.
GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2006.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS - Ensino Médio. Mato Grosso do Sul: SED, 2012
PERRAULT, Charles. Contos da mamãe Gansa ou históricas do tempo antigo. São Paulo: Editora Sesi-SP, 2018.
PETIT, Michèle. Os jovens e leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: 34, 2009.
ROSA, Guimarães. Fita verde no cabelo: Nova velha história. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2013.
YUNES, Eliana (Org.). Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2002.
YUNES, Eliana. A experiência da leitura. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
ZOARA, Failla. (org.). Retratos de leitura do Brasil 4, Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.