A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019033

Autores

Resumo

O objetivo deste ensaio é retomar a importância vital que a formação ética do sujeito tem frente à condição frágil e vulnerável do ser humano. Essa finalidade é, aqui, pensada a partir da leitura que Pierre Hadot faz da Filosofia Antiga e, especialmente, da figura de Sócrates. Nos propomos a investigar a noção de “diálogo socrático” enquanto um exercício espiritual que o faz ser autor de sua própria formação. Assim, o diálogo pode ser entendido como um princípio pedagógico-formativo suficientemente eficiente para deslocar a preocupação com o conhecimento para a preocupação com o sujeito do conhecimento. Sem esse deslocamento, a formação ética do sujeito mantem-se fragilizada.

Palavras-chave: Formação humana. Diálogo. Exercício espiritual. Formação
ética.


Referências

HADOT, Pierre. Elogio de Sócrates. Tradução Flávio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

_____________. Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga. Tradução Flávio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. Prefácio de Arnold I. Davidson. São Paulo: É Realizações, 2014a.

_____________. La Ciudadela Interior. Tradução Maria Cucurella Miquel. Prólogo de Arnold I. Davidson. Barcelona: Alpha Decay, 2013.

_____________. O que é a Filosofia Antiga? Tradução Dion Davi Macedo. 6.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014b.

PLATAO. Apologia de Sócrates. Críton. Tradução Carlos Alberto Nunes; editor convidado Plínio Martins Filho; organização Benedito Nunes & Vitor Sales Pinheiro; texto grego John Burnet. 3ª edição revisada e bilíngue. Belém: Ed. UFPA, 2015.

________. Banquete. Texto grego John Burnet. Tradução Carlos Alberto Nunes. 3 ed. Belém: Editora UFPA, 2011.

________. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Editora Universidade Federal do Pará, 1988.

XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Tradução, textos complementares e notas Edson Bini. Bauru, SP: Edipro, 2006.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Rossetto, M. da S. (2019). A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019033. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019033. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7349

Edição

Seção

Artigos