O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019004

Autores

  • Altair Alberto Favero Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Junior Bufon Centenaro Universidade de Passo Fundo
  • Ana Lúcia Kapczynski Universidade de Passo Fundo (UPF)

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 inseriu a Filosofia nos currículos do Ensino Médio com o indicativo de interdisciplinaridade, permanecendo em aberto questões acerca de como fazer com que a Filosofia potencialize a experiência interdisciplinar. Com o objetivo de correlacionar interdisciplinaridade e Filosofia, o artigo resulta de uma análise hermenêutica que confronta reflexões de Hannah Arendt sobre a crise na educação e a proposta da comunidade de investigação de Lipman. Parte da noção de que em meados do século XX, a educação tradicional foi substituída pela pedagogia progressista e a educação passou a ser pensada como ciência do ensino em geral, a fim de atender à dinâmica do avanço científico e tecnológico. A visão analítica e linear das especialidades não responde satisfatoriamente às demandas atuais de uma ciência complexa, articulada e em rápida transformação. Diante do requisito interdisciplinar da ciência, o específico da Filosofia é a problematização e a sistematização do filosofar; de mediação entre as disciplinas, em virtude da dimensão holística de seus conteúdos, e de vigilância epistemológica como recurso de revisão e atualização dos saberes.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Filosofia. Ciência. Crise na educação. Comunidade de investigação.

Biografia do Autor

Altair Alberto Favero, Universidade de Passo Fundo (UPF)

PhD (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF/RS/Brasil). Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo (UPF) onde atua no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil.  Pesquisador e Coordenador do GEPES/UPF

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação (Bolsista Capes) pelo PPGEdu/UPF. Licenciado em Filosofia (UPF) Professor de filosofia na educação básica. Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF).

Ana Lúcia Kapczynski, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Bacharela (IFIBE/2010) e licenciada em filosofia (UPF/2014). Mestra em Educação pelo PPGEdu (UPF/2017). Professora de Educação Infantil na rede municipal de Passo Fundo/RS. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF).

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Favero, A. A., Centenaro, J. B., & Kapczynski, A. L. (2019). O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019004. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019004. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6824

Edição

Seção

Artigos