O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019004

Autores/as

  • Altair Alberto Favero Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Junior Bufon Centenaro Universidade de Passo Fundo
  • Ana Lúcia Kapczynski Universidade de Passo Fundo (UPF)

Resumen

A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 inseriu a Filosofia nos currículos do Ensino Médio com o indicativo de interdisciplinaridade, permanecendo em aberto questões acerca de como fazer com que a Filosofia potencialize a experiência interdisciplinar. Com o objetivo de correlacionar interdisciplinaridade e Filosofia, o artigo resulta de uma análise hermenêutica que confronta reflexões de Hannah Arendt sobre a crise na educação e a proposta da comunidade de investigação de Lipman. Parte da noção de que em meados do século XX, a educação tradicional foi substituída pela pedagogia progressista e a educação passou a ser pensada como ciência do ensino em geral, a fim de atender à dinâmica do avanço científico e tecnológico. A visão analítica e linear das especialidades não responde satisfatoriamente às demandas atuais de uma ciência complexa, articulada e em rápida transformação. Diante do requisito interdisciplinar da ciência, o específico da Filosofia é a problematização e a sistematização do filosofar; de mediação entre as disciplinas, em virtude da dimensão holística de seus conteúdos, e de vigilância epistemológica como recurso de revisão e atualização dos saberes.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Filosofia. Ciência. Crise na educação. Comunidade de investigação.

Biografía del autor/a

Altair Alberto Favero, Universidade de Passo Fundo (UPF)

PhD (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF/RS/Brasil). Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo (UPF) onde atua no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil.  Pesquisador e Coordenador do GEPES/UPF

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação (Bolsista Capes) pelo PPGEdu/UPF. Licenciado em Filosofia (UPF) Professor de filosofia na educação básica. Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF).

Ana Lúcia Kapczynski, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Bacharela (IFIBE/2010) e licenciada em filosofia (UPF/2014). Mestra em Educação pelo PPGEdu (UPF/2017). Professora de Educação Infantil na rede municipal de Passo Fundo/RS. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF).

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Publicado

2019-05-06

Cómo citar

Favero, A. A., Centenaro, J. B., & Kapczynski, A. L. (2019). O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019004. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019004. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6824

Número

Sección

Artigos