Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.09

Autores

  • Filipi Vieira Amorim Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Membro do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq. http://orcid.org/0000-0003-3837-3171
  • Humberto Calloni Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Líder do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.

Resumo

Trata-se de uma contextualização filosófica que perpassa os limites e as fronteiras do pensamento reducionista: que fragmenta e exclui a subjetividade humana em nome da objetividade racionalista. Volta-se ao pressuposto de que tanto a subjetividade quanto a objetividade são legítimas fontes do pensar e do agir humanos e, por isto mesmo, fontes primárias da religação ética entre o eu e o outro. Debruçar-se sobre o conceito de amorosidade, em Paulo Freire (1921-1997), remete à discussão acerca da ética como campo ontológico das relações entre humanos e humanos, e entre humanos e não humanos. A proposta que tangencia o estudo tem por objetivo principal compreender o conceito de amorosidade e seus desdobramentos dentro e fora da pedagogia freireana, sobretudo incorporada ao ethos e à racionalidade prática, nesta contemporaneidade. Almeja-se, com isto, oferecer algumas reflexões sobre o sentido e o sentir da amorosidade como modo de acolhimento do outro no eu, uma possibilidade de reconhecimento de um eu no outro.

Palavras-chave: Paulo Freire. Amorosidade. Ética. Formação humana.

Biografia do Autor

Filipi Vieira Amorim, Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Membro do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.

Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC; Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Membro do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.

Humberto Calloni, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Líder do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.

Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Líder do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Amorim, F. V., & Calloni, H. (2017). Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.09. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(2), 380–392. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4807

Edição

Seção

Artigos