Pesquisas sobre leitura e escrita nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Sul do Brasil // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.2

Autores

  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig FURB

Resumo

 As pesquisas sobre leitura e escrita é o foco deste artigo que visa  mapear e apresentar as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Educação de Santa Catarina e Paraná que investigaram leitura e escrita; analisar o contexto geral das pesquisas, destacando o foco investigativo; refletir sobre os fazeres realizados e as ausências sentidas. A ancoragem teórica aproxima os estudos dos letramentos compreendendo-os como um conjunto de práticas que se fazem com a linguagem sob a ótica enunciativa com destaque para o campo discursivo. É uma pesquisa caracterizada como “estado do conhecimento” a qual mapeou sessenta e cinco produções escritas entre 2009 e 2013. A análise quantificou as produções em cada Programa, delimitou os temas investigados e os focos abordados em leitura e escrita em cada estado. Os resultados revelam que, devido à pluralidade da área da linguagem, esta abarca pesquisas que articulam conhecimentos da educação e da linguística como método fônico, avaliação em leitura, variação linguística, mas o tema que mais dialogou com a leitura e a escrita foi o da formação docente. A leitura e análise dos resumos indica que as pesquisas se concentram nos Programas da UEL, FURB, UFPR, UEM, UNOESC, UNIVALI, sendo que, em média, 14 pesquisas foram produzidas por ano com pequena queda em 2013, no qual ocorreram nove, isso revela o interesse e a necessidade de discussão da leitura e da escrita na educação. Outro ponto detectado, por se tratar de um estado do conhecimento, foi a informatividade e qualidade dos resumos os quais, na sua maioria, apresentam as seguintes lacunas: ausência de palavra-chave ou falta de coerência entre elas e o resumo; falta de informação sobre a base teórica o que impossibilita depreender a concepção de leitura e escrita.

Palavras-chave: Pesquisa. Leitura. Escrita. Pós-Graduação. Educação.

Biografia do Autor

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, FURB

Professora permanente do Mestrado em Educação na Linha Linguagem e Educação

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

Heinig, O. L. de O. M. (2018). Pesquisas sobre leitura e escrita nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Sul do Brasil // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.2. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(1), 19–44. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4580

Edição

Seção

Artigos