Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional ...
Resumo
O presente artigo tem como finalidade discutir e apresentar elementos para uma desconstrução do conceito tradicional de ensino de filosofia à luz da abordagem multirreferencial, contextualizando os motivos filosóficos que atestam a falência conceitual do uso do termo “ensino” para explicar as práticas filosóficas em educação. Metodologicamente apresentamos a proposta de uma nova abordagem dessas práticas a partir da demonstração da problemática multirreferencial. A abordagem multirreferencial foi aprofundada por Jacques Ardoino, da Universidade de Vincennes (Paris VIII), desenvolvida no âmbito da educação e das ciências humanas em geral, que surge para redefinição do fazer pedagógico em sala de aula, em contraposição aos procedimentos tradicionais adotados. A abordagem multirreferencial para ser aplicada ao processo filosófico no contexto escolar requer uma ruptura radical com a tradição fundamentada pelo imperativo do racionalismo instrumental em seu discurso e prática.
Palavras-chave: Multirreferencialidade. Complexidade. Filosofia da educação. Desconstrução.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.