Fondamento etico dell’educare in Romano Guardini // Ethical basis of educating in Romano Guardini

Autores

  • Calogero Caltagirone Università Maria SS. Assunta (LUMSA)

Resumo

O âmbito ético constitui, para Romano Guardini, um dos elementos que especificam o evento educativo. Olhar para a educação, segundo Guardini, significa captar as potencialidades e as tarefas confiadas a tal âmbito de experiência em toda a sua profundidade e riqueza. A formação (Bildung), deste modo, não pode prescindir de realizar a plena humanização do humano que é dada pela perspectiva ética. Por meio da análise dos atos fundamentais da vida ética, o presente estudo busca evidenciar que realizar a própria humanidade é uma tarefa educativa, a qual tem o seu fundamento na dimensão ética, compreendendo o princípio de humanização do homem.

Palavras-chave: Homem. Ética. Educação. Ação. Formação.

Biografia do Autor

Calogero Caltagirone, Università Maria SS. Assunta (LUMSA)

Ricercatore di Filosofia morale. Dipartimento di Scienze Umane Libera Università Maria SS. Assunta (LUMSA), Roma, Itália.

Como Citar

Caltagirone, C. (2015). Fondamento etico dell’educare in Romano Guardini // Ethical basis of educating in Romano Guardini. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(2), 14–23. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3309

Edição

Seção

Artigos