Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins-UFT
  • Maria José da Silva Morais Universidade Federal do Tocantins-UFT
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. 

Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. E-mail: mjpgon@uft.edu.br

Maria José da Silva Morais, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Aluna do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Membro do grupo de pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras.  E Bolsista da Capes /CNPQ. E-mail: mel.smassis@gmail.com

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

 Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa de Pós – Graduação em Educação. E-mail: jocyleiasantana@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-03-27

Como Citar

Pinho, M. J. de, Morais, M. J. da S., & Santos, J. S. dos. (2015). Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(2), 129–150. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485

Edição

Seção

Artigos