Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente

Autores

  • Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza Universidade de Caxias do Sul
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul

Resumo

     O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para a
historicidade do sujeito, em especial daquele atuante na  educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando as repercussões de tais representações no ser e agir docente e as possibilidades de ação no contexto da formação inicial e continuada, a fim de amenizar tais influências, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.

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Como Citar

de Souza, M. C. A. R., & Kreutz, L. (2010). Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174

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Artigos