Da genialidade à burocracia: uma reflexão sobre a educação a partir do texto sobre o futuro das nossas instituições de ensino de Friedrich Nietzsche
Palavras-chave:
Educação, Nietzsche, Bildung, Filosofia da educação, EstadoResumo
Este artigo se estrutura em torno da análise das conferências de Nietzsche Sobre o futuro das nossas instituições de ensino (1872),
utilizando-as como base para discutir a crítica do filósofo à educação de sua época e sua defesa de uma educação voltada para a Bildung. O texto explora a crítica de Friedrich Nietzsche ao modelo educacional alemão do século XIX, contrapondo-o brevemente ao sistema educacional moderno. Mostra-se que Nietzsche argumenta que a educação prussiana, ao se curvar ao utilitarismo estatal, compromete a formação integral do indivíduo (Bildung) e cria cidadãos incompletos, voltados apenas para atender às demandas políticas e econômicas da época. Além disso, se discute a relevância da crítica de Nietzsche para a educação contemporânea, argumentando que a ênfase no utilitarismo e na formação de indivíduos para atender às demandas do mercado ainda é uma realidade nos sistemas educacionais atuais. A partir da análise dessas ideias, defendemos a necessidade de uma educação que promova a autotransformação, o desenvolvimento humano integral e a liberdade de pensamento.
Referências
PEREIRA, Camilo Lelis Jota. Da genialidade à burocracia: uma reflexão sobre a educação a partir do texto sobre o futuro das nossas instituições de ensino de Friedrich Nietzsche. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 29, e024023, 2024. DOI:10.18226/21784612.v29.e024023.
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