ENSAIO SOBRE O TEMPO EM PAULO FREIRE E EDGAR MORIN: CAMINHANTES EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Edgar Morin, Tempo, Educação

Resumo

Como dizer da importância de uma obra filosófica para o pensamento planetário? Cremos que pelo valor que ela agrega a cada novo presente, possibilitando outras formas de sentir, pensar e habitar as diversas experiências da vida, entre elas a da educação. Neste artigo, nosso objetivo é trazer à tona as potencialidades das obras de Paulo Freire e Edgar Morin no tocante à relação entre temporalidades e educação. Utilizamos da metodologia com base na pesquisa bibliográfica (SALVADOR, 1978) para mapeamos a concepção de tempo nas obras de Freire e Morin. O pensamento do patrono da educação brasileira dá ênfase ao devir das temporalidades vividas pelos sujeitos e da História, ambos entendidos enquanto inacabamento que possibilita o engendramento de inéditos viáveis. Por sua vez, o pensamento do filósofo francês busca, a partir da crítica do pensamento cartesiano, propor a complexidade enquanto aquilo que é tecido junto, entrelaçando, assim, vida e conhecimento. O excesso da vivência do tempo cronológico nas relações, vem se materializando na busca insaciável do ter através da própria exploração de si, pela imagem de chefe em potencial, cujas relações vão ficando esgotadas, e fugidias, e a educação vai se inclinando a apenas repetir um currículo que atenta às demandas mercadológicas. Chegamos à conclusão de que existe um elo filosófico de concepção do tempo que fundamenta as reflexões sobre esta categoria nas obras de Paulo Freire e Edgar Morin, que nos dão a pensar que outras formas de experienciar o tempo são urgentes na e para a educação atual. Inspirando-nos nas ideias de Freire (1982, 2007, 2014, 2015, 2016, 2019) e Morin (2003, 2008, 2010, 2014), sinalizamos possibilidades de ressignificação do tempo na contemporaneidade, pensando-o não como futuro esvaziado de presente que se coloca a serviço da produção, mas como atenção ao presente enquanto potência que permite esperançar na educação.

Biografia do Autor

Luka Carvalho Gusmão, Universidade Federal de Juiz de Fora/ Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação

Professor da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFJF.

Mestre em Educação pela UFJF.

Alan Willian Jesus, Universidade Federal de Juiz de Fora/ Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Graduado em Pedagogia pela UFJF.

Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFJF.

Mestrado em Educação pela UFJF.

Pedagogo na Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora/MG

Tarcísio Jorge Santos Pinto, Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Graduado em Filosofia pela UFJF.

Mestre em Filosofia pela UFRJ.

Doutor em Filosofia pela USP.

Referências

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Gusmão, L. C., Jesus, A. W., & Pinto, T. J. S. (2023). ENSAIO SOBRE O TEMPO EM PAULO FREIRE E EDGAR MORIN: CAMINHANTES EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022048. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11011

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.