A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA PEDAGOGIA CRÍTICA DE PAULO FREIRE: ENTRE A ALUSÃO E O RECONHECIMENTO

Autores

  • Gisele Cristine da Silva Dantas Universidade de Brasília
  • Carla Sabrina Xavier Antloga Universidade de Brasília
  • Noelma Silva Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Participação. Pedagogia crítica. Reconhecimento. Trabalho de cuidados. Trabalho reprodutivo.

Resumo

A produção de Paulo Freire ainda é atual e necessária. A sua obra é permeada pela defesa de uma ação libertadora da opressão social, dialógica (GASPARELLO, 2016). Freire reconheceu na sociedade brasileira o  autoritarismo, o racismo, o machismo e passou a considerar a universalidade das opressões (ANDREOLA, 2016). Paulo Freire foi sensível ao reconhecimento das mulheres da sua convivência em sua obra, por meio de prefácios, dedicatórias e agradecimentos, de maneira oral ou escrita. Entretanto, há uma invisibilização histórico-social do trabalho das mulheres, tanto do trabalho reprodutivo, quanto do trabalho produtivo e com isso, o não-reconhecimento simbólico e material. O objetivo foi o de realizar pesquisa documental para levantar a presença e a colaboração das companheiras e avaliar o tipo de reconhecimento realizado na vida e na obra do autor. Foram analisadas as partes introdutórias de 17 produções do autor e os resultados foram que em mais da metade, em 11 delas, menções à primeira esposa, à segunda esposa e às filhas foram identificadas. Apesar das referências, essas não reverberaram em mudanças na vida delas, de modo simbólico ou material. Também não foram localizadas biografias em arquivos públicos ou institutos sobre as duas mulheres, situação que caracteriza a ausência de reconhecimento público do trabalho direto e indireto das mulheres parceiras, co-criadoras, co-autoras, colaboradoras. O esforço do reconhecimento se faz no resgate de algumas poucas outras mulheres pesquisadoras, condição comum a outros campos, apontando para uma estrutura e uma organização social invisibilizante da presença e da contribuição das mulheres no mundo.

Biografia do Autor

Gisele Cristine da Silva Dantas, Universidade de Brasília

Professora formadora da educação básica, Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

Carla Sabrina Xavier Antloga, Universidade de Brasília

Psicóloga, Professora, Mestre e Pós-Doutora em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

Noelma Silva, Universidade de Brasília

Professora formadora da educação básica, Cientista Social, Pedagoga e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Dantas, G. C. da S., Antloga, C. S. X., & Silva, N. (2023). A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA PEDAGOGIA CRÍTICA DE PAULO FREIRE: ENTRE A ALUSÃO E O RECONHECIMENTO. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022046. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11007

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.