DE JANO A SANKOFA: O QUE A ESCOLA QUE TEMOS PODE APRENDER COM A ESCOLA QUE QUEREMOS? AS MÚLTIPLAS FACES DA ESCOLA NO GT6

Autores

Palavras-chave:

Escola pública, Diálogo, Educação popular, Contra-hegemonia

Resumo

Recuperamos, na esteira de trabalhos apresentados e publicados nos anais das edições 38, 39 e 40 das Reuniões Anuais da Anped, textos que abordam a escola, a educação popular, seus cenários e personagens, na periferia e no campo. Textos que observam a escola que temos e que enunciam pesquisas e propostas para a aquisição e partilha de conhecimentos de forma mais horizontalizada e dialógica. São olhos e olhares para o passado com vistas ao futuro, que na presente proposta de texto somos levados a pensá-los em paralelo às figuras mitológicas de Jano e Sankofa. Partindo do diálogo, passando pela compreensão da não-neutralidade das práticas, pela formação docente permanente, pelo trabalho constante com a diferença, e chegando à reflexão decolonial e contra-hegemônica, os debates presentes nos textos em questão pensam e abordam os limites e possibilidades atravessados pela escola, na tentativa de erigir uma escola mais democrática, humana e afeita à vida. O presente artigo partiu da revisão bibliográfica das publicações do GT6 nos três últimos encontros anuais (2017, 2019 e 2021), aplicando-se sobre eles filtros relativos à escola pública e à educação popular. Buscaram-se confluências, similaridades ou mesmo divergências que apontassem a emergência de um novo paradigma de educação, destoante do modelo hegemônico, afeito às virtudes de uma civilização orientada para o neoliberalismo, para a competitividade e para as necessidades do mercado. Indícios sugestivos nos levam a crer que assuntos caros à educação popular, como questões de gênero e localidade ganharam mais protagonismo, em momentos de forte ataque à escola pública e à educação progressista.

Referências

AZEVEDO, Elder dos Santos. O contexto de pertencimento e participação de uma escola pública situada em uma comunidade rural: reflexões sobre seus impactos para o trabalho pedagógico e de pesquisa. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.

CABRAL, Fabiola Barroso. Filosofia com Crianças e Adolescentes da Amazônia através de temas geradores. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 1. Artes de Fazer. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

CORDEIRO, Dilcelene Quintanilha de Resende. Práticas avaliativas no cotidiano escolar: tecendo a luta contra a produção de não-existência. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.

COSTA, Marisa Vorraber. Pesquisa-ação, pesquisa participativa e política cultural de identidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 91-116.

ESTEBAN, Maria Teresa. Exercícios de escuta: autoavaliação institucional e diálogo com crianças no cotidiano escolar. Anais da 38ª Reunião Anual. São Luís: Anped, 2017.

FABRICANTE, Bruna de Sousa. Saberes das infâncias populares: o prazer de conhecer o universo da alfabetização com as crianças. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.

FERREIRA, Maria Geovana Melim; FRANÇA, Dalva Mendes de. A Educação Popular na formação de educadoras e educadores do MST/ES: tecidos de luta e resistência na perspectiva da agroecologia. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2011.

_________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GARCIA, Regina Leite (org.) A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez, 2008.

GODOY, Luciana Cristina; SOUSA, Fabiana Rodrigues. Contribuições da educação popular para o fortalecimento da luta antiespecista. Anais da 38ª Reunião Anual. São Luís: Anped, 2017.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. 2. ed. Tradução: Frederico Caroti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MACEDO, Nayara Alves; ALENCAR, Carolina Silva de. Por uma educação infantil pública como direito e resistência: uma abordagem descolonizadora em periferias urbanas. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

MOREIRA, Renato Simões. “Tio, isso vale ponto?!” — Reflexões sobre histórias de táticas docentes e discentes sob o império da performatividade. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

MOTTA, Flavia Miller Naethe; SOUZA, Ana Lucia Gomes de. A ideologia como uma das ideias-força que sustenta uma instituição. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

MOURA, Maria das Graças Sousa Moreira. Refletindo sobre uma experiência com escolas radiofônicas: contribuições da educação popular. Anais da 38ª Reunião Anual. São Luís: Anped, 2017.

OLIVEIRA, Carlos Cesar de. Ana, Zé e eu: refletindo sobre o “nós” e os “nós” da educação a partir de experiências na escola no campo. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.

RAMOS, Graciliano. Viventes das Alagoas: quadros e costumes do Nordeste. 4. ed. São Paulo: Martins, 1972.

SANTOS, Margarida dos. O que ainda precisamos aprender para ensinar crianças das classes populares. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.

SIMON, Everton Luís; VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke. “Eu posso e todas as mulheres podem”: educação, trabalho e alimentação nas experiências pedagógicas de uma escola família agrícola. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

SILVA, Iara Rodrigues da; MENDES JÚNIOR, José Ferreira. Educação do Campo e a materialidade de uma educação transformadora na escola família agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo — EFABIP. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

SOUZA, Tiago Zanquêta; NOVAIS, Gercina Santana. A resistência propositiva popular nos contextos escolares e não escolares. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

STUCCHI, Mariza de Fátima Pavan; SOUSA, Fabiana Rodrigues. Sistematização de experiência e assembleia de classe: aproximações entre o pensamento de Paulo Freire e Jean Piaget. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.

TOLEDO, Vanessa Lemos de. Assédio Sexual na escola: possíveis contribuições da Educação Popular. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

TORQUATO, Maria Socorro Alves. Educação em Direitos Humanos: uma nova abordagem. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke; CORRÊA, Aline Mesquita; MORETTI, Cheron Zanini. Silêncios e vozes das mulheres na pedagogia da alternância: problematizações a partir do “nó-histórico” e da “do-discência”. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.

WALSH, Catherine. Entretejiendo lo pedagógico y lo decolonial: luchas, caminos y siembras de reflexión-acción para resistir, (re)existir y (re)vivir. Ohio: Alter/nativas, 2017.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Eckhardt, F., Bernar, A. P., & Moreira, R. S. (2023). DE JANO A SANKOFA: O QUE A ESCOLA QUE TEMOS PODE APRENDER COM A ESCOLA QUE QUEREMOS? AS MÚLTIPLAS FACES DA ESCOLA NO GT6. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023010. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10983

Edição

Seção

Artigos