PAULO FREIRE E O OPRIMIDO NA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira Universidade do Estado do Pará
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Paulo Freire. Oprimido. Sujeitos outros. Educação popular.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a educação popular de Paulo Freire foi marcada pelo outro oprimido e como esta relação com o oprimido foi construída na sua trajetória de vida, desde a infância. Trata-se do recorte de uma dissertação de mestrado, na qual foi realizado levantamento bibliográfico das produções de Freire e utilizado a análise de conteúdo com ênfase na categorização. Os resultados apontam que a categoria oprimido é basilar ao pensamento de Freire para além do título de um livro, é uma luta presente em sua produção por toda e qualquer pessoa negada de ser mais. Resultados apontam também que toda a vida de Paulo Freire foi de encontros com o outro, com a diversidade e com o oprimido, assim, o capacitando a traçar formas de, juntamente com esses sujeitos, mudar suas realidades. O pensamento revolucionário e transformador de Paulo Freire em favor do oprimido não foi construído somente por meio de leituras e alguns anos de formação acadêmica, foi construído na sua mente, no seu corpo, na sua fome no nordeste, no seu frio e no frio de seus filhos durante o exílio e no seu reaprender o Brasil com homens; mulheres; trabalhadoras e trabalhadores; educadoras e educadores; militantes dos movimentos sociais e diversos outros que constituem a educação popular. Desde a infância, as dificuldades vivenciadas ensinaram Freire a não se acomodar e a urgência em transformar. Na juventude percebeu que só era possível ser educador se fosse em diálogo. Na vida adulta, andarilhagens pelo mundo e retorno ao Brasil notou que a educação popular tem que ser reinventada em cada contexto. Ao longo da pesquisa foi possível concluir que a educação com o outro e não para o outro, caracteriza-se como uma premissa da educação popular.

Biografia do Autor

Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda e mestre em Educação (PPGED- UEPA); especialista em Gestão educacional (FCC) e em Docência do Ensino Superior (FCC); graduada em Pedagogia (UEPA). Pesquisadora e educadora popular atuante no Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP-UEPA). Professora da Faculdade Estácio do Pará (FAP). E-mail hannatamiresleao@gmail.com . ORCID https://orcid.org/0000-0002-2930-9963

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutoramento em educação (PUC-RJ); doutorado em Educação (PUC-SP); doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México; mestrado em Educação Popular na UFPB e graduação em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do PPGED e professora titular da UEPA. É vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Coordena o NEP-UEPA. E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br http://orcid.org/0000-0002-3458-584X 

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Teixeira, H. T. G. C. L., & Oliveira, I. A. de. (2023). PAULO FREIRE E O OPRIMIDO NA EDUCAÇÃO POPULAR. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022042. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10926

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.