EDUCAÇÃO POPULAR COMO PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MACAPÁ-AP

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular. Proposta Política Pedagógica. EJA. Amapá.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a proposta política e pedagógica da Escola Estadual de Educação Popular Professor Paulo Freire (EEEPPPF) localizada na cidade de Macapá, estado do Amapá, à luz de indicadores de uma educação popular na escola pública, intencionando com isso um confronto entre teoria e prática para se verificar em que medida a proposta implementada afina-se ou distancia-se do modelo educacional de educação popular, numa tentativa de se apontar avanços, limites e possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (pesquisa-ação), que se utilizou da pesquisa bibliográfica e documental, observação direta, questionário e entrevista semiestruturada como forma de investigação. A metodologia adotada priorizou o contato direto com os diversos segmentos que constituem a comunidade escolar, tais como: diretor, coordenação pedagógica, professores, funcionários e alunos. Os resultados apontam a implantação da EEEPPPF em Macapá-AP foi um processo piloto e inovador. Sua criação, contudo, careceu em grande parte de uma mais rigorosa ação política pela SEED para efetivá-la com o êxito, pois na época, muitos profissionais da SEED desconheciam a modalidade da EJA. Na atualidade um agravante para limitação da referida proposta pedagógica é o desconhecimento de grande parte de seu quadro de pessoal, especialmente no que se refere ao setor técnico-pedagógico, da filosofia/teoria/prática da Educação Popular no âmbito da escola pública e ainda, os preceitos da Educação Libertadora. Contudo, há méritos para alguns poucos, incansáveis educadores da escola que através de sua prática pedagógica, lutam pela efetivação e materialização de uma educação de qualidade baseada nos ensinamentos de Paulo Freire.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Estadual do Amapá - UEAP

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Substituto pela Universidade Estadual do Amapá - UEAP. Professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com   ORCID: <http://orcid.org/0000-0002-2947-5347>

Antonia de Moraes Guedes, Universidade Autônoma de Assunção, Paraguai.

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção, Paraguai. E-mail: antoniamoraes.guedes@bol.com.br ORCID http://orcid.org/0000-0002-1636-316X

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Custódio, E. S., & Guedes, A. de M. (2023). EDUCAÇÃO POPULAR COMO PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MACAPÁ-AP. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022052. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10914

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE