FILOSOFIA E VISÃO DE MUNDO: CONTRIBUIÇÕES DE MESTRE ECKHART PARA A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
  • EZIR GEORGE SILVA UFPE

Palavras-chave:

Filosofia, Visão de Mundo, Mestre Eckhart, Formação Humana.

Resumo

Neste artigo, tomamos como referência as reflexões de Mestre Eckhart acerca da Mística, suas visões de mundo sobre o Ser humano e modos de enfrentamentos dos fundamentalismos e radicalismos sociais, educacionais e religiosos, a partir de uma determinada época. Eckhart foi um religioso da Ordem dos Pregadores, popularmente conhecida como Dominicanos, que expressou sua relação profunda com as questões comuns da vida a partir de sua experiência pessoal com o divino. Essas suas reflexões foram alvos de diversas incompreensões fundamentalistas, o que resultou em um processo inquisitório que, mesmo após a sua morte, condenou parte de seus escritos.  Nosso objetivo é antes pedagógico, isto é, partimos dos desafios educacionais, e a partir deles, questionarmos: o que a Educação pode aprender dos estímulos da mística? No aspecto específico, pretendemos tematizar uma certa noção de integralidade humana à luz de uma sociedade que se mostra, cada vez mais, intolerante, desumana, superficial e alienadora da própria condição humana. Segundo, pontuar algumas vias e possibilidades dos caminhos da formação humana e, por fim, tecer um diálogo entre Educação e Espiritualidade. Do ponto de vista metodológico, propomos uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter hermenêutico, por entendermos que seus pressupostos apontam para a relação entre o autor e a realidade e seu caminho de ressignificação pedagógica. Enfim, chamar atenção para outros possíveis modos de se pensar os nexos entre Visão de Mundo e Formação humana, buscando ressaltar a importância da Filosofia como prática reflexiva sobre e na Educação. Com isso, buscaremos apresenta-la como um processo possível de ressignificar os processos educacionais que negligenciam a integralidade da pessoa humana, pois ela é capaz de inserir o humano em um profundo processo de autoconhecimento.

Biografia do Autor

LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

Professor efetivo dos Municípios de Recife e Abreu e Lima, em Pernambuco. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2015) e especialização em Filosofia e Sociologia pela Faculdade Serra Geral (2022). Além disso, é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (2023). Contato: prof.luizofc@gmail.com

EZIR GEORGE SILVA, UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Desde 2019 integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação - CE. Contato: ezo.silva@hotmail.com

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

MOURA, L. F. D. A., & SILVA, E. G. (2024). FILOSOFIA E VISÃO DE MUNDO: CONTRIBUIÇÕES DE MESTRE ECKHART PARA A FORMAÇÃO HUMANA. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023042. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10912

Edição

Seção

Artigos