A EDUCAÇÃO MORAL NO JOVEM PIAGET: POSIÇÃO ATIVA DO EDUCANDO E MEDIAÇÃO FORMATIVA DO EDUCADOR
Palavras-chave:
Educação moral, Infância, Heteronomia, Autonomia RespeitoResumo
O ensaio procura investigar a ideia de educação moral defendida por Jean Piaget em sua conferência intitulada “Os procedimentos de educação moral”, proferida em Paris, no ano de 1930. Concentra-se em reconstruir o núcleo central apresentado pelo autor, ou seja, a tensão entre a dupla moralidade e a ambiguidade entre heteronomia e autonomia que constitui a moralidade infantil e que se alicerça em sentimentos de respeito opostos, de unilateralidade e de reciprocidade. Ocupa-se também em confrontar os procedimentos típicos da educação tradicional com os procedimentos próprios da educação progressiva que impulsionam a posição ativa do educando para a construção dos aspectos da internalização da lei e da possibilidade das relações de cooperação e respeito pelo outro nos grupos de convivência, especialmente no período da infância. Destaca a necessária presença do adulto, como aquele que exerce o papel de mediação na relação entre ele, a criança e o mundo, principalmente do professor na educação infantil pela compreensão do domínio psicológico da infância, para pensarmos por que a criança age, como ela age e de que forma age. Por fim, conclui procurando mostrar a atualidade desta reflexão do jovem Piaget para os nossos dias, mesmo se passando quase um século, revelando a importância da releitura dos clássicos para a reflexão, compreensão e intervenção em problemáticas educacionais atuais. Sua crítica ao autoritarismo inerente à determinada concepção de educação moral serve ainda como resistência ao conservadorismo autoritário atual e, ao mesmo tempo, para reestabelecer os laços cooperativos e solidários proporcionados pela ampla tradição da educação moral autônoma, oferecendo as condições intelectuais e psicológicas necessárias para o desenvolvimento saudável e o ingresso autônomo na sociedade adulta.
Referências
ARENDT, Hannah. Zwischen Vergangenheit und Zukunft. München: Pipper, 1994.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Construtivismo. Uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
DALBOSCO, Claudio Almir. Educação e condição humana na sociedade atual. Formação humana, formas de reconhecimento e intersubjetividade de grupo. Curitiba: Appris Editora, 2021.
DURKHEIM, Émile. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008.
HABERMAS, Jürgen. Zur Rekonstruktion des Historischen Materialismus. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1976.
KOHLER, Richard. Jean Piaget. München/Wien: UTB, 2011.
PIAGET, Jean. Os procedimentos da Educação Moral. In: MACEDO, Lino (org.). Cinco Estudos de Educação Moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
YOUNISS, James. Soziale Konstruktion und psychische Entwicklung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.