AS CONTRIBUIÇÕES DO COACHING DE CARREIRA NA PERCEPÇÃO DO COACHEE | COACHEE PERCEPTION ANALYSES FROM CAREER COACHING CONTRIBUTIONS
Palavras-chave:
Coaching, Carreira, Desenvolvimento Profissional.Resumo
Em virtude da adaptação dos profissionais às novas exigências do cenário empresarial, o coaching permite o autoconhecimento e desenvolvimento das competências comportamentais de quem participa do processo. O objetivo deste estudo é analisar as contribuições do coaching para a Carreira, na percepção do coachee (cliente). Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa classificada como exploratória, na qual a coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com participantes do processo de coaching de carreira. Os resultados apontam que o coaching atua como facilitador no processo de mudança no que tange à carreira profissional, por desenvolver as competências comportamentais, além de permitir o autoconhecimento, autodesenvolvimento, conhecimento de crenças limitantes e propósito de vida, passando a ter um maior entendimento sobre si mesmos, para alcançar os resultados esperados.
----
DOI: 10.18226/23190639.v7n1.04
Fransciély Valladas Velasques*, Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER). Brasil.
E-mail: franscielyv@gmail.com
Deisi Nara Bierende, Universidade La Salle (UNILASALLE). Brasil.
E-mail: deisinara@icacoaching.com.br
Submetido: Julho 2017
Aceito: Janeiro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.