A INFLUÊNCIA DA GERAÇÃO X E Y NA INOVAÇÃO DE PRODUTO E PROCESSO NA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL | THE INFLUENCE OF GENERATION X AND Y IN PRODUCT AND PROCESS INNOVATION IN THE METALMECHANICAL INDUSTRY OF RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Inovação de produto, Inovação de processo, Geração X, Geração YResumo
As empresas centralizam-se nas necessidades de mercado para satisfazer seus clientes e consumidores. Para que isso se perpetue é necessário que as organizações inovem. A inovação, seja ela de produto ou processo, tende a manter a posição de mercado das empresas, pois impactam na esfera econômica. Neste contexto, emerge a importâncias da geração X e Y, pois apresentam diferentes características, habilidades e experiências, as quais podem estimular o desenvolvimento das inovações. Perante o exposto, este estudo tem como objetivo identificar as inovações de produto e processo em cinco empresas metalmecânicas do Rio Grande do Sul (RS), analisar a influência das gerações X e Y, bem como os benefícios ocasionados por estas inovações. A metodologia utilizada caracterizou a pesquisa como qualitativa e exploratória, por meio de um estudo de casos múltiplos. Os resultados destacam que as cinco empresas estudadas lançaram ao mercado inovação de produto e de processos incrementais. Ainda, pode-se observar a maioria das equipes envolvidas com os processos de inovação são compostas por colaboradores que possuem idade e características predominantes da geração Y. Coerentemente, ressalta-se que essa geração possui maior influência que a X no desenvolvimento de inovação de produto e processos na indústria metalmecânica do RS.
DOI: 10.18226/23190639.v5n2.02
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.