Economia criativa e o empreendedorismo no Ceará: um estudo de campo em uma empresa de design

Autores

  • Patrícia Gêmily Grenfell OLIVEIRA UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Renata Aquino Ribeiro UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Augusto C. A. Cabral UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria Santos UFC - Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

economia criativa, empreendedorismo, design e Ceará

Resumo

O tema economia criativa tem tido grande ênfase nos últimos anos em virtude a sua importante atuação nas esferas econômica, social, política e cultural através da geração e crescimento econômico, diversificação cultural, produção de capital intelectual e destaque no desenvolvimento local e regional. O empreendedorismo está diretamente ligado ao desenvolvimento da economia criativa através da transformação de recursos e ativos econômicos as habilidades criativas visando a criação e manutenção dos negócios. A presente pesquisa tem como objetivo geral, identificar as principais características de uma empresa de design no Ceará, os impactos de suas atividades e suas dificuldades dentro da perspectiva do campo da economia criativa. A metodologia desta pesquisa é de caráter exploratório-descritivo, tendo por natureza qualitativa. Quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica e de campo, com um estudo de caso em uma empresa de design e branding, situada na cidade de Fortaleza, Ceará. Os resultados mostram características importantes da atividade na área do design dentro do contexto de economia criativa, cujos conceitos teóricos são indicados em revisão da bibliografia. Entre eles, inovação, criatividade, busca por novos conhecimentos e valorização do capital intelectual. Por outro lado, identifica-se lacunas para que de fato a economia criativa posso gerar todos os benefícios nos âmbitos social, cultural e econômico na busca por um desenvolvimento sustentável.

DOI: 10.18226/23190639.v3n2.06

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Publicado

2015-12-03

Como Citar

OLIVEIRA, P. G. G., Ribeiro, R. A., Cabral, A. C. A., & Santos, S. M. (2015). Economia criativa e o empreendedorismo no Ceará: um estudo de campo em uma empresa de design. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 3(2), 110–126. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3765

Edição

Seção

Artigos

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