CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: ANÁLISE DE APLICAÇÃO DO FRAMEWORK CRALVES PARA GERAÇÃO DE NOVAS IDEIAS DE NEGÓCIO EM UMA STARTUP DO MERCADO EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v10n2.03Palavras-chave:
Criatividade, Inovação, Framework Cralves, Mercado EditorialResumo
Segundo diagnóstico de uma pesquisa realizada pela Nielsen Book para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), em 2021, para o mercado editorial brasileiro, as livrarias físicas perdem vendas, mas em contrapartida há um crescimento no seguimento das livrarias exclusivamente virtuais. No contexto de inovação desse mercado surge uma plataforma digital para a facilitação no processo de produção e venda de livros. Um ecossistema alimentado por vários segmentos de clientes: editoras, escritores, designers, revisores, serviços de impressão e finalmente os clientes finais, os leitores. Com o objetivo de gerar ideias criativas e inovadoras para a melhoria dos processos de negócio em questão, aplicou-se o Framework Cralves, também foi realizada revisão bibliográfica da literatura existente para analisar as ferramentas e técnicas utilizadas em seu processo. Diante dos fatos, foi possível concluir que o Framework Cralves corrobora com a potencialização na geração de ideias criativas e inovadoras, individuais e em grupos. Contribuiu para a gestão da criatividade e da inovação. Proporcionou engajamento entre as partes a partir do desdobramento das etapas realizadas.
Submetido: Agosto 2022
Aceito: Dezembro 2022
DOI: 10.18226/23190639.v10n2.03
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