OS IMPACTOS DA COVID-19 NO DESEMPENHO DAS FRANQUIAS BRASILEIRAS

Autores

  • Bianca Drielly Mendes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Thaís Silva Alves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Lilian Bambirra de Assis Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Uajara Pessoa Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v10n3.01

Palavras-chave:

Franquias, Sistema de franquias brasileiro, Covid-19, Desempenho Econômico-Financeiro, Inovação

Resumo

O sistema de franquias brasileiro possui projeções de crescimento e tem se tornado uma opção cada vez mais interessante para quem deseja abrir seu próprio negócio (ABF, 2020, ORTEGA ET. AL, 2016). Porém, com a eclosão da Covid-19, esse cenário foi alterado e tornaram-se desconhecidas as consequências da pandemia para esse mercado. Diante disso, esse artigo objetivou analisar como os impactos da Covid-19 e suas consequentes medidas de isolamento social afetaram o desempenho do mercado de franchising brasileiro. Para isso, realizou-se uma análise diagnóstica e comparativa de dados, de enfoque descritivo e analítico, a partir de pesquisa documental. Analisou-se 19 relatórios de desempenho do 1º trimestre de 2019 ao 1º trimestre 2022, elaborados pela ABF e disponíveis em seu site até o momento. Os resultados apontam uma grande variação de desempenho durante o período, sendo o 2º trimestre de 2020 o mais afetado. O mercado de franquias, no entanto, mostrou-se resistente, inovador e adaptativo, acarretando, já no 4º trimestre de 2021, a retomada total desse sistema, superando ainda os números de 2019. Destaca-se, também, a variação entre segmentos, alguns mantiveram as expectativas de crescimento como Casa e construção e Saúde, beleza e bem estar, outros foram fortemente afetados como os Serviços de hotelaria e turismo e Entretenimento e lazer, nota-se, no entanto, um gradual ritmo de recuperação desses setores.

Biografia do Autor

Bianca Drielly Mendes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Thaís Silva Alves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Lilian Bambirra de Assis, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Uajara Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Mendes, B. D., Alves, T. S., de Assis, L. B., & Araújo, U. P. (2023). OS IMPACTOS DA COVID-19 NO DESEMPENHO DAS FRANQUIAS BRASILEIRAS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 10(3), 5–24. https://doi.org/10.18226/23190639.v10n3.01

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