COCRIAÇÃO DE VALOR NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERATIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO | VALUE CO-CREATION IN THE CLASSROOM: A STUDY OF INTERACTIVE RELATIONS BETWEEN TEACHER AND STUDENT

Authors

  • Luis Carlos Alves da Silva UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RS
  • Flávio Brambilla UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - RS
  • Maicon Silva UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - RS
  • Lavinia Mello UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - RS

Abstract

A importância do tema cocriação de valor para o mercado educacional, mais precisamente para as instituições de ensino superior, torna-se manifesto, a partir do momento que a cocriação estimula pensar o ambiete de sala de aula em um curso de pós-graduação em Administração como um espaço de reflexão e troca de experiências entre professor e aluno, gerando ganho de valor para ambas as partes, e criando um ambinte mais interativo, tonando as aulas mais atrativas para os alunos. Então, objetivo desse estudo é analisar a cocriação de valor para o mercado educacional, mais precisamente para as instituições de ensino superior, sendo possível pensar a sala de aula em um curso de pós-graduação em Administração como um espaço de reflexão e troca de experiências entre professor e aluno. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo e exploratório. Já a coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário semiestruturado, contendo (9) perguntas, tendo como participes (5) professores e (5) alunos. Os resultados apontam que os professores esperam que os discentes (alunos) sejam agentes proativos na construção do conhecimento. Por outro lado, os alunos caracterizam o docente (professor) como suporte para o desenvolvimento e não como fonte do saber. O papel de cada um, professor e aluno, é inerente e tido como esperado. Além disso, a interação possibilita um alinhamento de interesses entre professores e alunos, gerando valor no processo de construção do conhecimento. Dessa forma a cocriação de valor, a partir da troca de experiências no ambiente de sala de aula, amplia e fortalece as relações estabelecidas entre professor e aluno.

 

DOI: 10.18226/23190639.v8n1.02

 

Luis Carlos Alves da Silva*, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.

E-mail: luiscarlosalves0207@gmail.com

 

Flávio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.

E-mail: flaviobr@unisc.br

 

Maicon Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.

E-mail: maicon213@bol.com.br

 

Lavinia Mello, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.

E-mail: lavinia97lopes@hotmail.com

 

 

 

 

Submetido: Setembro 2019

Aceito: Outubro 2019

*Contato para Correspondência

Author Biographies

Luis Carlos Alves da Silva, UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RS

Mestre em Administração na área de Gestão Estratégica de Marketing no PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor do Centro de Educação Profissional Unisc. Bolsista do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS, Edital 01/2019

Flávio Brambilla, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - RS

Doutor em Administração. Professor e Coordenador Adjunto do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Maicon Silva, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - RS

Mestre em Administração na área de Gestão Estratégica de Marketing no PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Lavinia Mello, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - RS

Bacharel em Ciencia Contábeis (UNISC), Contadora.

Published

2020-08-29

How to Cite

Silva, L. C. A. da, Brambilla, F., Silva, M., & Mello, L. (2020). COCRIAÇÃO DE VALOR NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERATIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO | VALUE CO-CREATION IN THE CLASSROOM: A STUDY OF INTERACTIVE RELATIONS BETWEEN TEACHER AND STUDENT. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 8(1), 25–47. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7739

Issue

Section

RBGI Articles