COCRIAÇÃO DE VALOR NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERATIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO | VALUE CO-CREATION IN THE CLASSROOM: A STUDY OF INTERACTIVE RELATIONS BETWEEN TEACHER AND STUDENT
Abstract
A importância do tema cocriação de valor para o mercado educacional, mais precisamente para as instituições de ensino superior, torna-se manifesto, a partir do momento que a cocriação estimula pensar o ambiete de sala de aula em um curso de pós-graduação em Administração como um espaço de reflexão e troca de experiências entre professor e aluno, gerando ganho de valor para ambas as partes, e criando um ambinte mais interativo, tonando as aulas mais atrativas para os alunos. Então, objetivo desse estudo é analisar a cocriação de valor para o mercado educacional, mais precisamente para as instituições de ensino superior, sendo possível pensar a sala de aula em um curso de pós-graduação em Administração como um espaço de reflexão e troca de experiências entre professor e aluno. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo e exploratório. Já a coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário semiestruturado, contendo (9) perguntas, tendo como participes (5) professores e (5) alunos. Os resultados apontam que os professores esperam que os discentes (alunos) sejam agentes proativos na construção do conhecimento. Por outro lado, os alunos caracterizam o docente (professor) como suporte para o desenvolvimento e não como fonte do saber. O papel de cada um, professor e aluno, é inerente e tido como esperado. Além disso, a interação possibilita um alinhamento de interesses entre professores e alunos, gerando valor no processo de construção do conhecimento. Dessa forma a cocriação de valor, a partir da troca de experiências no ambiente de sala de aula, amplia e fortalece as relações estabelecidas entre professor e aluno.
DOI: 10.18226/23190639.v8n1.02
Luis Carlos Alves da Silva*, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.
E-mail: luiscarlosalves0207@gmail.com
Flávio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.
E-mail: flaviobr@unisc.br
Maicon Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.
E-mail: maicon213@bol.com.br
Lavinia Mello, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.
E-mail: lavinia97lopes@hotmail.com
Submetido: Setembro 2019
Aceito: Outubro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author must guarantee that:
- there is full consensus among all the coauthors in approving the final version of the document and its submission for publication.
- the work is original, and when the work and/or words from other people were used, they were properly acknowledged.
Plagiarism in all of its forms constitutes an unethical publication behavior and is unacceptable. Revista Brasileira de Gestão e Inovação has the right to use software or any other method of plagiarism detection.
All manuscripts submitted to RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação go through plagiarism and self-plagiarism identification. Plagiarism identified during the evaluation process will result in the filing of the submission. In case plagiarism is identified in a manuscript published in the journal, the Editor-in-Chief will conduct a preliminary investigation and, if necessary, will make a retraction.
This journal, following the recommendations of the Open Source movement, provides full open access to its content. By doing this, the authors keep all of their rights allowing Revista Brasileira de Gestão e Inovação to publish and make its articles available to the whole community.
RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Any user has the right to:
- Share - copy, download, print or redistribute the material in any medium or format, linking to RBGI site.
- Adapt - remix, transform and build upon the material for any purpose, even commercially.
According to the following terms:
- Attribution - You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
#RBGI