Marketing político digital: como engajar eleitores nas ideias de um candidato

Autores

  • Jeronimo Molina Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

marketing político, marketing digital, redes sociais, campanha eleitoral

Resumo

Este artigo visa verificar maneiras de obter o engajamento de eleitores por parte de candidatos que pleiteiam cargos eletivos, utilizando para este fim as redes sociais e mensageiros instantâneos. Como forma de pesquisa foram utilizadas além da bibliografia dedicada ao Marketing Político e a Ciência Política, as próprias redes sociais, contato com eleitores diversos, políticos eleitos e estudos de caso encontrados. Obteve-se como resultado que o engajamento é maior quando utilizado nas redes sociais, pois aproxima o candidato de seu público alvo. Dessa forma ao final deste, observou-se que tais pretensos candidatos, necessitam criar uma mensagem concisa e direta ao eleitorado, embebida em uma causa, a fim de causar impacto junto aos eleitores por ser oriundas das crenças naturais do próprio candidato.

Referências

BAIO, Luana; MUNIZ, Anna Paula; ISHIDA, Gabriel; FRANCHITO, Vitor. Monitoramento e Diagnóstico: Como Monitorar as Mídias Sociais e Ter Insights para o Seu Negócios. [Ebook] São Paulo: Scup, 2012.

CHETOCHINE, Georges. Buzz Marketing: Sua Marca na Boca do Cliente. São Paulo: Financial Times - Prentice Hall, 2006.

DANTAS, Edmundo Brandão. Marketing Político: Técnicas e Gestão no Contexto Brasileiro. São Paulo: Atlas 2010.

DIAS, Luciano; FERREIRA, Marco Aurélio. Eugovbr. Brasília: Fundação Milton Campos, 2013.

GOMES, Wilson; FERNANDES, Breno; REIS, Lucas; SILVA, Tarcízio. "Politics 2.0": a campanha online de Barack Obama em 2008. Rev. Sociol. Polit., Curitiba , v. 17, n. 34, p. 29-43, Oct. 2009, <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782009000300004&lng=en&nrm=isso> Acesso em 20 Maio 2016.

KARSAKLIAN, Eliane. Cybermarketing. São Paulo: Atlas, 2001.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

LIMA, Marcelo O. Coutinho. Marketing Eleitoral. São Paulo: Ebooksbrasil, 2002. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/mktpol.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

MUNIZ, Eloá. Marketing Político: conceito e definições. Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://eloamuniz.com.br/arquivos/1188170795.pdf>. Acesso em: 30 novembro 2015.

WESTPHALEN, José Henrique. Você é uma imagem na política ou um humano? 2016. Disponível em:<http://www.provocadordigital.com.br/2016/01/voce-e-umpolitico-ou-um-ser-humano.html>.Acesso em: 20 jan. 2016.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

GEHM, Osvaldo. 8Ps do Marketing Digital. ODIG, junho de 2012. Disponível em: https://odig.net/os-8ps-do-marketing-digital/ Acesso em: 20 jan. 2016.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Teoria e Pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.

Downloads

Publicado

21-06-2019

Como Citar

Molina, J. (2019). Marketing político digital: como engajar eleitores nas ideias de um candidato. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 4(7), 12–16. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/75