A ideologia para Althusser e Godard: diálogos entre Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado (1970) e Lutas na Itália (1970)
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v7.n12.11Palavras-chave:
Grupo Dziga Vertov, Lutas na Itália, Althusser, ideologia, filme-ensaioResumo
O presente artigo pretende examinar a discussão em torno do conceito de ideologia no filme Lutas na Itália (Lotte in Italia, 1970) do Grupo Dziga Vertov, coletivo de cineastas criado por Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin. Para tal, pretende-se analisar como o Grupo Dziga Vertov usa o formato de filme-ensaio como forma de elucidar suas questões e usar como base o ensaio Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado, do filósofo marxista francês Louis Althusser, publicado também em 1970, para comentar o conteúdo do filme. Ambas as obras tratam de como a ideologia burguesa está inserida nas vidas das pessoas na sociedade contemporânea. A metodologia da pesquisa se baseia no método proposto por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, que busca descontruir o filme para entender os seus elementos constitutivos e, depois, entender a relação entre eles e realizar as indagações acerca do filme-ensaio e semelhanças com a obra de Althusser. Concluiu-se neste trabalho que o filme Lutas na Itália pode ser considerado um filme-ensaio, não por ser inspirado em um ensaio literário, mas sim porque tem qualidades formais que o levam a tal, e que também percebe-se muitas semelhanças entre o filme e o texto Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado, principalmente quanto à definição de ideologia nas obras e seu funcionamento.
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