A História Oral e as Memórias dos Excluídos na Escrita do Conhecimento

Autores

  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

história oral, memórias dos excluídos, conhecimento

Resumo

Reflete sobre o uso da História Oral no estudo das memórias de grupos sociais historicamente excluídos e sua inclusão na escrita do conhecimento. Alega que a preocupação em estudar tais grupos teve início na Antropologia, através da mudança do conceito de cultura. Argumenta que o interesse em estudar o cotidiano e os marginalizados requer uma metodologia diferenciada. Conceitua História Oral e a caracteriza como um método de pesquisa, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Defende o uso da História Oral enquanto método que possibilita o acesso a diferentes perspectivas a respeito de um mesmo assunto. Afirma que o uso da História Oral no estudo dos excluídos é um posicionamento político e ideológico, pois auxilia na construção de uma memória social heterogênea, em contraponto com a memória oficial. Conclui que a História Oral foi fundamental para a inclusão de grupos marginalizados na escrita do conhecimento.

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Publicado

25-10-2017

Como Citar

Herbert Massoni, L. F. (2017). A História Oral e as Memórias dos Excluídos na Escrita do Conhecimento. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 2(4), 36–41. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/45