Resenha crítica do filme “A Onda” sob a perspectiva da Pedagogia da Essência e da Existência
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v7.n12.03Palavras-chave:
Pedagogia da Essência, Pedagogia da Existência, resenha crítica de filme, fundamentos da educação, Filosofia da EducaçãoResumo
O filme “A Onda” retrata um experimento realizado na disciplina de História do Mundo Contemporâneo em uma escola de ensino básico. Esse teve como intuito expor aos alunos os motivos que levaram os alemães a aceitarem e seguirem o regime nazista. Para isso, o professor utilizou uma metodologia não convencional, simulando os aspectos autocráticos dentro da sala de aula. Nesse contexto, a finalidade deste trabalho foi realizar uma resenha crítica do filme “A Onda”, relacionando a história do filme com os fundamentos da educação. Primeiramente, são estabelecidas relações entre momentos do filme e as duas grandes correntes pedagógicas: a Pedagogia da Existência e a Pedagogia da Essência. Em seguida, é proposta uma reflexão acerca das experiências positivas e negativas e seus impactos no aprendizado. Por fim, discutem-se os elementos do filme e algumas tendências tradicionais que permeiam o discurso pedagógico, como a cultura do espetáculo, a relativização dos saberes e os discursos ideológicos humanista e tecnicista. Esse trabalho permitiu o desenvolvimento de reflexões a respeito da atuação do docente e as relações existentes no ambiente escolar.
Referências
Klink, B. (1967) Third wave presents an inside look into Fascism. The Catamount, v. 11(14), p. 3.
Barbosa, C. A. (2017) Entre slogans, símbolos e disciplina: “The Third Wave” e o ressurgimento do Fascismo na escola (1967-1968). In: III Seminário Internacional História do Tempo Presente.
Medeiros, J. B. (2004) A prática de fichamentos, resumos, resenhas. 6º ed. São Paulo: Atlas.
Suchodolski, B. (2000) A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. 5 ed. Lisboa: Livros Horizonte.
Marandola JR, E. (2005) Da existência e da experiência: origens de um pensar e de um fazer. Caderno de Geografia, 15(24), p. 49-67.
Mitchell, K. L. (2019) Experience inquiry: 5 powerful strategies, 50 practical experiences. Thousand Oaks: Corwin.
Trevisan, A. (2020) Terapia de atlas: filosofia da educação no contemporâneo. 1ª ed. Caxias do Sul: EDUCS.
Filipaki, A. A.; Costa, C. R. F. (2010) A transição entre o modelo tecnicista e o modelo humanista, consideradas práticas educativas em escola profissionalizante. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Pessi de Abreu, Pedro Lenz Casa, Simone Corte Real Barbieri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.