O outro e eu: a importância do contato físico nas diferentes culturas
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v7.n12.08Palavras-chave:
contato físico, COVID-19, cultura, diversidadeResumo
Partindo da importância do contato físico para diferentes culturas, o presente estudo tem como objetivo geral discutir essa importância considerando o contexto da pandemia da COVID-19. Também tem como objetivos buscar informações sobre os costumes, as formas de cumprimento, as trocas afetivas em diferentes culturas, conhecer como está sendo encarado o isolamento social em outros países e associar a literatura ao cotidiano pesquisado. Por meio de questionários com moradores de outros países, seguido de uma análise de dados qualitativos, a pesquisa busca resultados que expliquem e discutam a importância do contato físico em outras culturas, pensando nos possíveis impactos frente ao distanciamento social. O estudo tem como apoio teóricos como Lévi-Strauss, Lins Ribeiro, Muniz Sodré, Clifford Geertz. A conclusão a que a pesquisa chega vai ao encontro do tema, mostrando que cada cultura está sendo impactada segundo suas experiências e peculiaridades.
Referências
GEERTZ, Clifford. Os usos da diversidade. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 10, p. 13-34, 1999.
________, Clifford. A Interpretação das Culturas. 1 ed. Rio de Janeiro, LTC, 2008.
GUINÉ-BISSAU. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Guin%C3%A9-Bissau&oldid=58512272>. Acesso em: 15 jun. 2020.
IMPÉRIO COLONIAL ALEMÃO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Imp%C3%A9rio_colonial_alem%C3%A3o&oldid=57767867>. Acesso em: 22 jun. 2020.
JAPÃO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jap%C3%A3o&oldid=58414797>. Acesso em: 22 jun. 2020.
LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História: Raça e Cultura. In. COMAS, J. Raça e Ciência. São Paulo, 1970, p. 233-269.
MADE IN JAPAN. Cumprimento Japonês. Disponível em: https://madeinjapan.com.br/2005/09/20/cumprimento-japones/#:~:text=O%20povo%20japon%C3%AAs%20tem%20uma%20forma%20muito%20especial%20de%20se%20cumprimentar.&text=No%20Jap%C3%A3o%2C%20a%20forma%20mais,ou%20%E2%80%9Cbom%2Ddia%E2%80%9D. Acesso em 25 jun. 2020.
PANDEMIA DE COVID-19. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pandemia_de_COVID-19&oldid=58520203>. Acesso em: 16 jun. 2020.
PERÍODO COLONIAL DOS ESTADOS UNIDOS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Per%C3%ADodo_colonial_dos_Estados_Unidos&oldid=58553756>. Acesso em: 19 jun. 2020.
REIS, Nayara Borges. O corpo como expressão segundo a filosofia de Merleau-Ponty. Kinesis, Bahia, vol.3, n. 6, Dezembro 2011, p. 137-153.
RIBEIRO, Gustavo Lins. Diversidade Cultural enquanto discurso global. Avá, Argentina, n.15, p. 1-20, 2009.
SODRÉ, Muniz. Diversidade e diferença. Revista Científica Información y Comunicación, Sevilla, n. 3, p. 5-15, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cármina Geanini Nunes Monteiro de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.