O uso de vídeos como recurso avaliativo para aprendizagem: uma experiência na educação do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n10.05Palavras-chave:
Uso de vídeos, Avaliação de aprendizagem, Tecnologias da educação, Ensino on-lineResumo
O uso de recursos midiáticos conduz à construção da aprendizagem em consonância com a criatividade, a sensibilidade e as emoções que são despertados nos alunos. Por isso, em contexto de pandemia, o presente artigo tem o objetivo de apresentar uma experiência sobre a utilização de vídeos como recurso de avaliação no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, com foco na criação e utilização de vídeos educativos como instrumento de mediação pedagógica na sala de aula. De cunho teórico metodológico, a investigação foi desenvolvida no âmbito de uma disciplina do curso de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública brasileira em espaço de sala de aula virtual de educação. Foi na realização das atividades da disciplina e nos seminários sobre os temas de avaliação de aprendizagem, que surgiu o problema de estudo: de caráter didático, como pode ser realizada a avaliação por meio de vídeos elaborados por estudantes de pós-graduação? De abordagem qualitativa, como coleta de dados, a pesquisa consiste no relato de experiência dos sujeitos envolvidos, com observações e narrativas dos vídeos evidenciadas nos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As categorias de análises consideradas foram às produções dos vídeos e as interações nos fóruns do AVA, observando nos vídeos a sua estrutura, o conteúdo, coerência das imagens e evidências de uma avaliação formativa. Os resultados apontam que o uso de vídeos, como instrumento didático educativo, ancora processo de significação, oferece possibilidades para a aprendizagem dos discentes, desenvolvem procedimentos avaliativos na prática do ensinar e aprender, bem como a prática de uma avaliação formativa de aprendizagem, que condicionam a momentos de reflexões do professor para com o aluno.
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