Professor Francisco Catelli: um físico “pop star”
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v8.n13.02Palabras clave:
Francisco Catelli, Physics teaching, creative teacher, generous colleagueResumen
Este artigo homenageia um professor generoso, inteligente e apaixonado pelo ensino de Física. Ser humano espetacular, dono de um semblante sereno e um sorriso com o qual presenteia a todos que encontra. Com um gosto especial pela Óptica e pela Astronomia, como professor, ele se destaca pelo seu comprometimento com o ensino da Física e a capacidade de encantar os jovens estudantes. Dono de um pensamento crítico aguçado, como colega, se destaca pela generosidade e gentileza, sabendo trabalhar em equipe como poucos. Ao orientar sabe criar uma atmosfera leve, compartilha ideias e pensamentos, não poupa seus elogios e sabe criticar com elegância. De forma geral, ele é um professor bastante preocupado com o desenvolvimento de seus alunos, sempre demonstrando um amor e um interesse por aquilo que faz, uma felicidade por estar junto aos estudantes, por estar falando de Física ou do ensino de Ciências.
Citas
CURRÍCULO DO SISTEMA DE CURRÍCULOS LATTES -Francisco Catelli - http://lattes.cnpq.br/9445793609442112 Acesso em 14/06/2023
BIZOTTO, D.S. O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os quatro elementos naturais. 2023 (Dissertação). PPGECiMa. Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/12696 Acesso em 12/12/2023
RODRIGUES, V. H. G. Gaston Bachelard e o maravilhamento da ciência: entre a produção do conhecimento científico e a "práxis"pedagógica. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, Volume 14, janeiro a junho de 2005.
MENDES, M. A condição humana no Antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência, 2019. (Tese) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/5110/Tese%20Michel%20Mendes.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 16/11/2023
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Pualo: Paz e Terra, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gladis Franck da Cunha, Isolda Gianni de Lima, Guilherme Brambatti Guzzo , Odilon Giovannini Jr., Valquíria Villas-Boas , Michel Mendes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.