Professor Francisco Catelli: um físico “pop star”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/25253824.v8.n13.02

Palabras clave:

Francisco Catelli, Physics teaching, creative teacher, generous colleague

Resumen

Este artigo homenageia um professor generoso, inteligente e apaixonado pelo ensino de Física. Ser humano espetacular, dono de um semblante sereno e um sorriso com o qual presenteia a todos que encontra. Com um gosto especial pela Óptica e pela Astronomia, como professor, ele se destaca pelo seu comprometimento com o ensino da Física e a capacidade de encantar os jovens estudantes. Dono de um pensamento crítico aguçado, como colega, se destaca pela generosidade e gentileza, sabendo trabalhar em equipe como poucos. Ao orientar sabe criar uma atmosfera leve, compartilha ideias e pensamentos, não poupa seus elogios e sabe criticar com elegância. De forma geral, ele é um professor bastante preocupado com o desenvolvimento de seus alunos, sempre demonstrando um amor e um interesse por aquilo que faz, uma felicidade por estar junto aos estudantes, por estar falando de Física ou do ensino de Ciências.

Biografía del autor/a

Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul

Editora da Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada

Odilon Giovannini Jr., Universidade de Caxias do Sul

Professor Adjunto (Ciências Exatas e Tecnologia)

Michel Mendes, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto - Dedicação Exclusiva (Educação em Ciências - Instituto de Ciências

Citas

CURRÍCULO DO SISTEMA DE CURRÍCULOS LATTES -Francisco Catelli - http://lattes.cnpq.br/9445793609442112 Acesso em 14/06/2023

BIZOTTO, D.S. O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os quatro elementos naturais. 2023 (Dissertação). PPGECiMa. Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/12696 Acesso em 12/12/2023

RODRIGUES, V. H. G. Gaston Bachelard e o maravilhamento da ciência: entre a produção do conhecimento científico e a "práxis"pedagógica. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, Volume 14, janeiro a junho de 2005.

MENDES, M. A condição humana no Antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência, 2019. (Tese) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/5110/Tese%20Michel%20Mendes.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 16/11/2023

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Pualo: Paz e Terra, 1996.

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

Franck da Cunha, G., Gianni de Lima, I., Brambatti Guzzo , G., Giovannini Jr., O., Villas-Boas , V., & Mendes, M. (2024). Professor Francisco Catelli: um físico “pop star”. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 8(13). https://doi.org/10.18226/25253824.v8.n13.02