INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E STARTUPS À LUZ DA SINGULARIDADE E DA RACIONALIDADE LIMITADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.02

Palavras-chave:

Racionalidade limitada, Singularidade, Startups, Learning by action, Universidade empreendedora

Resumo

O artigo tem como objetivo responder as seguintes questões de pesquisa: Que desafios a academia enfrenta para melhorar o pensamento crítico de seus alunos empreendedores em uma abordagem de aprendizagem pela ação? E, quais são as reações e alternativas que os alunos apresentam à singularidade e à racionalidade limitada na resolução de um problema? Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa por meio da observação participante em três estudos de caso de empresas participantes de um projeto interdisciplinar desenvolvido em uma das melhores universidades federais brasileiras. A partir dos casos, é possível perceber pontos como: Prevalência do medo do fracasso pelos alunos; Busca inicial de uma solução ótima e genérica na literatura científica ou em exemplos semelhantes; A compreensão dos alunos de que a organização interna e a gestão da aprendizagem são mais importantes do que as soluções técnicas; A singularidade do problema da startup, aliada à limitação de fatos e dados, levou o grupo a decidir mais por estudos sobre startups do que por pesquisas bibliográficas genéricas sobre o problema ou benchmarking; e o processo de validação da solução foi realizado pela legitimidade do empreendedor, e não por validação estatística ou econômica.

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Biografia do Autor

Rogerio Tadeu de Oliveira Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC

Mayara Lucia Bernardes, Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC

Ana Maria Simões Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC

Anelise Stangarlin de Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Lacerda, R. T. de O., Bernardes, M. L., Ribeiro, A. M. S., & Camargo, A. S. de. (2022). INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E STARTUPS À LUZ DA SINGULARIDADE E DA RACIONALIDADE LIMITADA. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(2), 24–47. https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.02