Inventário das árvores dos espaços escolares e seu entorno: uma proposta no ensino de Ciências

Authors

  • Rosângela de Oliveira De Bastiani Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno
  • Felipe Gonzatti Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Conhecer a flora contribui na formação de cidadãos que pensam e agem de forma crítica e reflexiva, despertando para a sensibilização ambiental. Por isso, o ensino da Botânica na Educação Básica é muito importante. Porém, esta área não se mostra tão relevante para muitos professores de Ciências. Provavelmente, isso se deve à complexidade do tema, à dificuldade de criar estratégias de ensino eficazes e ao desinteresse dos estudantes sobre o assunto. No entanto, é preciso que a defasagem no ensino da Botânica seja minimizada. Uma das alternativas para isso é o uso de metodologias ativas como proposta de ensino, tornando-o mais atrativo através do envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Ciências, aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno-Caxias do Sul/RS. O objetivo da proposta foi envolver, de forma interativa e colaborativa, os alunos do 7º ano nas etapas do inventário das árvores da escola e seu entorno e, na caracterização de cada uma delas. O trabalho partiu da identificação visual e da coleta de amostras das espécies de árvores. Após, foram realizadas pesquisas bibliográficas em sites especializados e em livros físicos. A lista resultante do inventário apresenta 33 espécies de árvores, pertencentes a 29 gêneros e 21 famílias botânicas. A realização da proposta de ensino permitiu observar a interação, colaboração, engajamento, entusiamo e o crescente interesse dos alunos pela Botânica. Também foram observadas novas posturas dos alunos frente ao meio ambiente.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p22

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Published

08/24/2020

How to Cite

De Bastiani, R. de O., & Gonzatti, F. (2020). Inventário das árvores dos espaços escolares e seu entorno: uma proposta no ensino de Ciências. Scientia Cum Industria, 8(3), 22–26. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8403

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha