Diversidade botânica e arborização nas Escolas do Campo: contribuições para o ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241327Keywords:
Ensino de botânica, flora das escolas, impercepção botânica, planejamento escolarAbstract
No cenário educacional atual, os educadores de Ciências enfrentam desafios para tornar os conceitos botânicos acessíveis aos estudantes, especialmente devido à ausência de pluralidade nas abordagens e à escassez de elementos da biodiversidade local nos recursos didáticos. A arborização escolar surge como ferramenta capaz de promover o ensino de botânica, aproximando os alunos da biodiversidade e incentivando o compromisso socioambiental da comunidade escolar. A Educação do Campo, voltada para comunidades rurais, tem ganhado relevância como tema de debate, impulsionada por demandas sociais históricas. Essas escolas, integradas às realidades do meio rural, buscam alinhar suas práticas pedagógicas às características locais. Este estudo analisou a diversidade de plantas em quatro Escolas do Campo de Caxias do Sul: duas situadas em área de influência do Campos de Altitude e duas em Floresta Ombrófila Mista. O método adotado foi o caminhamento expedito, que consiste na coleta de espécies durante percursos pela área de vegetação. Foram identificadas 98 espécies, das quais 60,20% são nativas, variando entre as escolas, sem espécies comuns às quatro. As análises incluíram grupos taxonômicos, formas de vida, arborização escolar e a relação da diversidade com a fitofisionomia local. Um material educativo foi desenvolvido para apoiar o ensino de botânica na Educação Básica.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Felipe Gonzatti, Laura Bugança Perozzo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).