Diversidade botânica e arborização nas Escolas do Campo: contribuições para o ensino de Ciências

Authors

  • Laura Bugança Perozzo Museu de Ciências Naturais, Herbário UCS, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS https://orcid.org/0009-0001-2406-5381
  • Felipe Gonzatti Museu de Ciências Naturais, Herbário UCS e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241327

Keywords:

Ensino de botânica, flora das escolas, impercepção botânica, planejamento escolar

Abstract

No cenário educacional atual, os educadores de Ciências enfrentam desafios para tornar os conceitos botânicos acessíveis aos estudantes, especialmente devido à ausência de pluralidade nas abordagens e à escassez de elementos da biodiversidade local nos recursos didáticos. A arborização escolar surge como ferramenta capaz de promover o ensino de botânica, aproximando os alunos da biodiversidade e incentivando o compromisso socioambiental da comunidade escolar. A Educação do Campo, voltada para comunidades rurais, tem ganhado relevância como tema de debate, impulsionada por demandas sociais históricas. Essas escolas, integradas às realidades do meio rural, buscam alinhar suas práticas pedagógicas às características locais. Este estudo analisou a diversidade de plantas em quatro Escolas do Campo de Caxias do Sul: duas situadas em área de influência do Campos de Altitude e duas em Floresta Ombrófila Mista. O método adotado foi o caminhamento expedito, que consiste na coleta de espécies durante percursos pela área de vegetação. Foram identificadas 98 espécies, das quais 60,20% são nativas, variando entre as escolas, sem espécies comuns às quatro. As análises incluíram grupos taxonômicos, formas de vida, arborização escolar e a relação da diversidade com a fitofisionomia local. Um material educativo foi desenvolvido para apoiar o ensino de botânica na Educação Básica.

Downloads

Additional Files

Published

02/06/2025

How to Cite

(1)
Perozzo, L. B.; Gonzatti, F. Diversidade botânica E arborização Nas Escolas Do Campo: Contribuições Para O Ensino De Ciências. Sci. cum Ind. 2025, 13, e241327.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics