A teoria da justiça de Nancy Fraser aplicada aos procedimentos de participação popular para licenciamento ambiental de obras de infraestrutura: um estudo de caso

Autores

  • Silvana Przybyzeski Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Raquel Dorigan de Matos

Palavras-chave:

Licenciamento ambiental. Participação popular. Teoria da Justiça.

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise das relações de poder nos processos de participação popular para licenciamento ambiental de obras de infraestrutura. Partindo do pressuposto de que a esfera pública, ao mesmo tempo em que pode ser utilizada para exercício de controle visando desenvolver a produção capitalista, também é o principal cenário dos movimentos coletivos de oposição, propõe-se enfrentar o desafio de compreender as possibilidades históricas da participação popular real e a efetividade desta para a gestão democrática do risco ambiental. A pesquisa se utilizou, sobretudo, de um levantamento bibliográfico e de um estudo de campo por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas semiestruturadas com pessoas/famílias atingidas pela construção de um empreendimento hidrelétrico, no intuito de apreender a percepção dos sujeitos envolvidos com o real em estudo. A análise dos dados buscou abordar as principais temáticas relacionadas à efetivação da democracia deliberativa bem como as formas de representação falida defendida pela teoria da justiça de Nancy Fraser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Przybyzeski, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela UNICENTRO (2018). Especialista em Direito e Processo Administratio pela UEPG (2017). Graduada em Direito pela UNINTER (2014). Atualmente é Procuradora do Município de Rio Azul e Professora de Direito da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Tem experiência na área de Direito Administrativo e Direito Ambiental.

Raquel Dorigan de Matos

Pós-Doutora pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2018); Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2005); Graduada em Administração de Empresas pela UNIPAR (1990), graduada em Esquema I pela UNIPAR(1991). Atualmente é professora Adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Tem experiência na área de Organizações, com ênfase em Análise Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: poder,controle, formas de gestão, organização do trabalho.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Przybyzeski, S., & de Matos, R. D. (2022). A teoria da justiça de Nancy Fraser aplicada aos procedimentos de participação popular para licenciamento ambiental de obras de infraestrutura: um estudo de caso. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/9056