OS IMPACTOS DO ICMS ECOLÓGICO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ

Autores

  • Adriana Secundo Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Marcelo Martins de Moura Fé Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palavras-chave:

Tributação. Meio ambiente. ICMS ecológico. Juazeiro do Norte.

Resumo

Diante da patente dificuldade que a gestão pública municipal enfrenta para efetivar as políticas públicas voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos, a lei do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) socioambiental no estado do Ceará surgiu, em tese, como um promissor incentivo para a consolidação de tais práticas, uma vez que consegue aumentar a arrecadação do município, destinando valores que podem ser utilizados em qualquer âmbito e, ao mesmo tempo, obriga a gestão municipal a tomar medidas efetivas para consolidar o correto manejo de resíduos sólidos. Todavia, apesar de tal lei possuir como intuito induzir a gestão municipal ao correto manejo de resíduos sólidos, Juazeiro do Norte, em 2017, figurava no 30º lugar dentre os municípios cearenses no que toca o cumprimento dos critérios elencados para o recebimento das parcelas referentes à lei do ICMS socioambiental, piorando seu desempenho desde então. Assim, interessa apresentar, neste estudo, como a implementação do ICMS ecológico refletiu na gestão de resíduos sólidos da cidade de Juazeiro do Norte, analisando, para tanto, os principais obstáculos em sua utilização, bem como os reflexos e possíveis benefícios auferidos a partir de sua adoção.

Biografia do Autor

Adriana Secundo Gonçalves de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Bacharela em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Advogada. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Marcelo Martins de Moura Fé, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Geógrafo. Doutor em Geografia (PPGG/UFC). Professor do Departamento de Geociências (DEGEO/URCA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA). Pesquisador Funcap / Bolsista Produtividade (2018-2020).

 

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Secundo Gonçalves de Oliveira, A., & Martins de Moura Fé, M. (2022). OS IMPACTOS DO ICMS ECOLÓGICO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/9015