BRICS, BASIC e o Novo Banco de Desenvolvimento: Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade

Autores

  • Elen de Paula Bueno Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

BRICS, BASIC, Novo Banco de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Sustentabilidade.

Resumo

Qualquer análise a respeito das negociações internacionais sobre desenvolvimento sustentável e governança ambiental ficaria incompleta sem a inserção e a compreensão da relação existente entre o BRICS, o BASIC e o Novo Banco de Desenvolvimento, os quais trouxeram inovações e aportes importantes em matéria de desenvolvimento sustentável, negociações sobre mudanças climáticas e financiamento de projetos de infraestrutura sustentável, respectivamente. Enquanto o BRICS criou, em consonância com a preocupação ambiental plasmada em todas as suas Declarações, um novo banco de desenvolvimento voltado ao financiamento de projetos de infraestrutura sustentáveis, o BASIC trabalhou na coordenação sobre mudanças climáticas, atuando como importante articulador entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Tendo em vista esses movimentos renovatórios no plano internacional em matéria ambiental, o presente artigo pretende compreender, à luz do desenvolvimento histórico, a atuação de ambos os agrupamentos e os primeiros projetos da nova organização internacional criada com foco em desenvolvimento sustentável. 

Biografia do Autor

Elen de Paula Bueno, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Integração da América Latina pela USP. Advogada e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Membro fundadora do Grupo de Estudos sobre os BRICS da Universidade de São Paulo (GEBRICS/USP).

Publicado

2019-10-31

Como Citar

de Paula Bueno, E. (2019). BRICS, BASIC e o Novo Banco de Desenvolvimento: Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 9(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/6292