TEORIA DO CONHECIMENTO E PRÁTICA NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Teoria do conhecimento. Prática. Pós-graduação. Direito Ambiental. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade.Resumo
Este ensaio aborda a Teoria do Conhecimento e a prática no contexto da pós-graduação em Direito Ambiental. No estudo não se pretende esgotar toda a temática, porém refletir acerca do ensino do Direito Ambiental no plano lato sensu e a inserção da prática como meio fundamental para o especialista na área ambiental. Como objetivo geral a pesquisa visa a demonstrar a importância da Teoria do Conhecimento em sala de aula e da prática ambiental. Especificamente, se tenciona verificar a eficácia da teoria e da prática na formação do profissional especializado em Direito ambiental. E, ainda, refletir sobre a responsabilidade do saber ambiental e da atuação do profissional especialista em Direito ambiental na sociedade corrente. A metodologia da investigação consiste na análise exploratória e descritiva sobre o objeto de estudo, por meio de levantamento bibliográfico. Como resultados, busca-se refletir sobre a eficácia da Teoria do Conhecimento da prática e da responsabilidade no ensino da Pós-Graduação, visando a melhor compreensão e apreensão da realidade no âmbito do Direito Ambiental; e, ainda, analisar a importância da conjunção do conhecimento e prática ambiental, haja vista a complexidade deste específico e dos desafios na área, requerendo conhecimento transdisciplinar e interdisciplinar na solução dos problemas ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.