As políticas públicas ambientais no Brasil: conflitos de interesse entre desenvolvimento e sustentabilidade na construção de normas jurídicas ambientais
Palavras-chave:
Desenvolvimento, legislação ambiental, meio ambiente, sociedade civil.Resumo
Os estudos sobre o meio ambiente ao longo das quatro últimas décadas despertaram preocupações de ordem planetária. Durante o século XX surgiram organizações nacionais e internacionais dedicadas ao tema, sendo que as primeiras possuíam características conservacionistas. Foi na segunda metade do século XX que o conceito de ecossistema foi concebido, fazendo surgir o socioambientalismo. No Brasil, essas vertentes tiveram embates com os modelos de desenvolvimento adotados, que produziam danos ambientais em larga escala. A sociedade civil e as pressões de organismos internacionais contribuíram para que o Brasil produzisse legislação e criasse agências governamentais para a tutela ambiental. Tais respostas, entretanto, não resolveram o conflito entre desenvolvimento e meio ambiente.
Registo DOI: 10.18226/22370021.v11.n3.10
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.