O direito humano à educação de pessoas jovens e adultas presas // The human right to education of imprisoned young and adult persons

Autores

  • Mariangela Graciano Universidade Federal do Estado de São Paulo
  • Sérgio Haddad Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente artigo discute a educação de pessoas jovens e adultas privadas de liberdade como um direito humano. Analisa as principais normas nacional e internacionais que fundamentam esse direito e discute o modo precário como ele vem sendo implantado no Brasil, tomando por base empírica a pesquisa realizada pela organização nãogovernamental Ação Educativa e parceiros em quatro penitenciárias (três masculinas e uma feminina) e quatro centros de detenção provisória (CDP) do Estado de São Paulo. As informações levantadas entre os meses de outubro e novembro de 2012 buscaram traçar um diagnóstico sobre as condições físicas para o funcionamento das atividades educativas, as expectativas da população carcerária acerca dos estudos, além de procurar compreender o envolvimento de funcionários com as práticas educativas. Os dados foram analisados tomando-se as dimensões propostas por Tomasevski (2001), ex-relatora da ONU para o direito à educação, com base na noção de educação como um direito humano: disponibilidade, acessibilidade, adaptabilidade e aceitabilidade. O material empírico e as análises apontam para, por um lado, oreconhecimento legal do direito à educação da população encarcerada, seja ela formal ou não formal, e por outro, a precária condição de oferta desse direito. Baseado no conceito “prisão pós-disciplinar” de Chantraine (2006), o texto conclui que o direito à educação tem sido utilizado muito mais como mecanismo de controle das populações encarceradas, estando distante do seu reconhecimento como um processo de promoção humana e reinserção na sociedade.Palavras-chave: Educação nas prisões. Educação de jovens e adultos. Educação como direito humano. Educação escolar. Educação não formal.

Biografia do Autor

Mariangela Graciano, Universidade Federal do Estado de São Paulo

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal doEstado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

Graciano, M., & Haddad, S. (2015). O direito humano à educação de pessoas jovens e adultas presas // The human right to education of imprisoned young and adult persons. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(Espec), 39–66. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3649

Edição

Seção

Artigos