Autonomia e educação: reflexões e tensões para a formação humana // Autonomy and education: reflections and tensions in ways for human training

Autores

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O objetivo deste trabalho é debater a questão da autonomia e sua relação com a formação humana a partir de dois momentos: primeiro, com o conceito de homem proposto pelas filosofias grega e iluminista e, segundo, os valores difundidos na sociedade contemporânea. Observa-se que mesmo em diferentes momentos históricos, há forte presença do ideal de autonomia e liberdade presente nos projetos educativos. Assim, ao discorrer sobre nosso momento atual e o modo de vida nele difundido, o trabalho analisa os possíveis lugares da escola nesse novo contexto. Inicialmente, é pontuado que o projeto moderno de formação humana concebe o sujeito enquanto dotado de racionalidade a qual precisa ser desenvolvida, o que confere à escola papel social. Dessa forma, a instituição escolar desenvolveu uma série de dispositivos disciplinares voltados ao ordenamento que, ao ter como objetivo final a autonomia, paradoxalmente, acabava por cerceá-la. Tal elemento ganha novos contornos na sociedade atual que defende a presença da liberdade humana, dessa vez, direcionada às práticas de consumo. A cultura humana configura-se como eminentemente individualista, ou seja, voltada para a satisfação imediata a partir da obtenção de determinados tipos de objeto e/ou experiências. Em tal contexto, a educação escolar também vira objeto a ser consumido ganhando características como a descartabilidade. Ao analisar o impacto no contexto escolar, pontua-se a passagem da instituição enquanto instância de controle e disciplina para proposição de lugar da diferença, no qual não é possível pensar em um único modelo formativo, mas sim, o respeito a cada um em sua singularidade. Por fim, indica-se uma mudança de foco para a educação escolar que não pode ser entendida apenas como centralizada na dimensão epistêmica, mas também, na formação ética dos sujeitos que dela fazem parte.

Palavras-chave: Formação Humana. Educação escolar. Autonomia. Modernidade. Contemporaneidade.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (Unesp/Marília). Professor do Departamento de Psicologia (DPI) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2014-10-10

Como Citar

Silva, R. B. (2014). Autonomia e educação: reflexões e tensões para a formação humana // Autonomy and education: reflections and tensions in ways for human training. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(1), 38–50. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2929

Edição

Seção

Artigos