Ecos de um cotidiano juvenil: as escritas de si na privação de liberdade
Abstract
Neste texto procuramos tematizar o cotidiano juvenil a partirde contextos de privação de liberdade. Apresentamos algumas análises possíveis de serem realizadas dentro do conjunto da pesquisa matriz que o origina: “Escola de Borracha: um estudo sobre os processos educativos e identitários de jovens em privação de liberdade”, cujo foco volta-se para os processos educativos e identitários de jovens em conflito com a lei. O
viés metodológico que escolhemos para o desenvolvimento da pesquisa envolve a escuta de jovens a partir de suas narrativas escritas, na troca de cartas com os pesquisadores. Por meio das palavras dos jovens, identificamos outras dimensões dos percursos juvenis, assim como os dispositivos construídos para viverem a juventude possível em contextos de inclusão
precária. A partir dos procedimentos da análise textual discursiva, trazemos alguns retratos da realidade juvenil vivida nos espaços de confinamento, especialmente daqueles voltados às representações que os jovens internos de um Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), situado numa cidade do extremo sul do Brasil, têm sobre sua situação juvenil e sobre a
liberdade.
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Come citare
Stecanela, N., & Craidy, C. (2010). Ecos de um cotidiano juvenil: as escritas de si na privação de liberdade. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(3). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/522
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Artigos
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