Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo escolar // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.5

Autori

  • Mariana Barbosa de Souza UNISC-Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Mateus Silva Skolaude Escola de Educação Básica Educar-se
  • João Paulo Reis Costa UNISC-Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Bibiana Barbosa de Souza

Abstract

O presente artigo é marcado por reflexões acerca dos desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar. O objetivo geral é identificar os desafios do supervisor escolar quando da elaboração do planejamento participativoescolar. São objetivos específicos: conceituar supervisor escolar, analisar sua previsão legal, suas responsabilidades e atribuições; conceituar planejamento participativo, bem como indicar sua importância na comunidade escolar. O planejamento participativo-escolar é de extrema importância à gestão democrática da escola, que é parte integrante da rede de direitos prevista constitucionalmente. Ainda: o planejamento participativo analisa e norteia todas as ações que possam intervir na escola, daí sua importância: afeta a sociedade na qual a escola está inserida. Outrossim, é importante que o bem comum prevaleça ante o interesse de um particular, ou seja, deve se pensar em um saber-fazer coletivo. O sustentáculo teórico do texto são os ensinamentos de Paulo Freire e, a partir deles, exsurge o pensamento de que o educando também pode e deve participar dos processos decisórios do território escolar, fortalecendo, assim, uma dimensão de exercício democrático na escola, permitindo e incentivando a participação orgânica da comunidade escolar no fazer-pensar do educandário. O método de abordagem é o dedutivo, e o método é de procedimento monográfico com técnicas de pesquisa bibliográfico-documental. O enfoque principal do trabalho está centrado no estudo da importância do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar, bem como da participação dos estudantes e da comunidade escolar nos processos de tomadas de decisão.

Palavras-chave: Supervisor escolar. Planejamento participativo. Escola.

Biografie autore

Mariana Barbosa de Souza, UNISC-Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda (2015) e Mestra (2013) em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Advogada (2010). Atualmente cursa História-licenciatura pela UNOPAR-Universidade do Norte do Paraná. Também é pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa “GEPEUR - Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais” - CNPQ e pesquisadora membro do OBSERVA-DR (Observatório do Desenvolvimento Regional).

Mateus Silva Skolaude, Escola de Educação Básica Educar-se

Doutor em História pela PUC-RS (CAPES), Licenciado em História, Especialista em História do Brasil e Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC. Realizou Estágio de Dr. Sanduíche em Portugal, vinculado a Universidade de Coimbra (Instituto de História e Teoria das Ideias). Faz parte do grupo de pesquisa: Nação, Nacionalismo e Identidade Nacional: Demarcações da História nas Matrizes Ibéricas, Americanas e Africanas coordenado pelo Prof. Dr. Marçal de Menezes Paredes. Tem experiência como Docente na Educação Básica Pública e Particular, nas áreas de História e Sociologia, assim como, na formação pedagógica de educadores. Investiga temas relacionados: Identidade Cultural e Nacional; Relações Luso-brasileiras; Raça, Racismo e Multiculturalismo; Educação Intercultural.

João Paulo Reis Costa, UNISC-Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando, mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em História do Brasil e licenciado em História, todos pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Regional" - CNPq, liderado pela Professora Dra. Virgínia Elisabeta Etges.

Bibiana Barbosa de Souza

Pós-graduada em Supervisão educacional pela Universidade Leonardo da Vinci-UNIASSELVI, pedagoga pela Faculdade Cenecista de Osório-FACOS (2013) e egressa do curso técnico de Magistério do Instituto de Educação Divina Providência. Atualmente é professora - educação infantil do Município de Xangri-Lá/RS (20h). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação inclusiva; diversidade na escola; e planejamento escolar.

Pubblicato

2017-12-22

Come citare

Souza, M. B. de, Skolaude, M. S., Costa, J. P. R., & Souza, B. B. de. (2017). Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo escolar // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.5. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(3), 482–499. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4278

Fascicolo

Sezione

Artigos