A epifania do epíteto sapiens e suas consequências ambientais: um ensaio filosófico sobre a ética e a epistemologia da Educação Ambiental // La epifanía del epíteto sapiens y sus consecuencias ambientales

Autori

  • Humberto Calloni UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG
  • Filipi Vieira Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Abstract

A abordagem deste artigo trata de uma busca pelo sentido ontológico da vida humana em relação ao seu modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Partindo de uma breve contextualização sobre a vastidão do cosmos, mostramos, direta e indiretamente, o paradoxal legado da ciência moderna que, de um lado, hoje evidencia nossa insignificância diante da infinitude do universo e, de outro, promoveu antinomias sociais (econômicas, políticas e culturais) por sua incansável busca pela dominação da natureza. O resultado desse processo é um antropocentrismo desastroso em relação às questões ambientais. O ensaio, eminentemente teórico, promove um diálogo, a múltiplas vozes, na tentativa de angariar fundamentos éticos e epistemológicos para a Educação Ambiental. Trata-se de um estudo de metodologia bibliográfica. Destarte, em nossa abordagem, a filosofia figura com seu papel de buscar permanentemente pelo sentido e significado da vida, dos fenômenos humanos e não humanos. Defenderemos a tese de que é necessário e emergente o reconhecimento da esfera noológica da humanidade, pois se continuarmos a negligenciá-la incorreremos no risco de mantermos sufocado o lado demens do ser humano. Amparados pelas contribuições do pensador francês Edgar Morin, buscamos fundamentos filosóficos para a Educação Ambiental por querermos afirmá-la como campo de saberes e conhecimentos que promovem a busca pelo sentido da vida e a compreensão sobre a condição humana nacontemporaneidade. A ciência moderna promoveu a matematização e o desencantamento do mundo, fazendo com que o epíteto sapiens de nossa nomenclatura taxonômica ganhasse a companhia do epíteto degradandis. Para que seja possível a revitalização dos sentidos sobre a existência humana, é necessário que o epíteto sapiens seja acompanhado, metaforicamente, da desinência demens.Palavras-chave: Educação Ambiental. Ética. Epistemologia. Filosofia.

Biografie autore

Humberto Calloni, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Licenciado em Ciências Biológicas; Mestre em Educação; Doutorando em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Bolsista da CAPES. Membro do Grupo de Estudos da Complexidade (GEC-CNPq).

Filipi Vieira Amorim, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Pedagogo e Filósofo; Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS. Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Líder do Grupo de Estudos da Complexidade (GEC-CNPq).

Pubblicato

2015-06-22

Come citare

Calloni, H., & Amorim, F. V. (2015). A epifania do epíteto sapiens e suas consequências ambientais: um ensaio filosófico sobre a ética e a epistemologia da Educação Ambiental // La epifanía del epíteto sapiens y sus consecuencias ambientales. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(3), 56–73. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3392

Fascicolo

Sezione

Artigos