Uma crítica à cidadania liberal no contexto da formação de jovens e adultos na educação escolar // A critical to citizenship in the context of liberal youth and adult education in school education

Autori

  • Rubens Luiz Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cleonice Halfeld Solano Secretaria Municipal de Juiz de Fora
  • Ivone Ribera Ambrósio Secretaria Estadual de Minas Gerais
  • Ana Carolina Brugger Silva Secretaria Estadual de Minas Gerais
  • Rodrigo Bellei de Oliveira Secretaria Estadual de Minas Gerais

Abstract

O presente artigo discute o conceito de cidadania e sua relação com as questões educacionais, sobretudo, as relacionadas ao campo da Educação de Jovens e Adultos. Constitui-se como resultado de pesquisa intitulada “Cidadania e EJA: concepções e desafios que marcam a escola pública brasileira” no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O texto destaca como o conceito de cidadania se desenvolveu historicamente, buscando seus fundamentos ideológicos e políticos no liberalismo, correlacionando-o com a perspectiva de Estado e de educação defendida por essa corrente. Demonstra que a concepção burguesa de cidadania se desdobra sobre o campo educacional, expondo sua relação com a acumulação flexível de cunho capitalista. A concepção marxista de educação rompe com essa unilateralidade, apresentando a universalização do trabalho e da educação como expressão do humano, da pluralidade cultural e das concepções de mundo que marcam as experiências coletivas e individuais. Nesse modelo, as exigências educacionais para jovens e adultos são direcionadas a tornar esses sujeitos capazes de enfrentar, mesmo que minimamente, o mercado globalizado e assumir projetos de vida pautados no mérito das ações econômicas – por meio de uma educação ao longo da vida, com o objetivo de se manterem na condição de empregáveis. Portanto, o texto que se segue visa contribuir com as reflexões de educadores que almejam a construção de uma educação socialista e democrática. Esse processo, que se estabelece nos âmbitos coletivo e social – possível apenas com o rompimento e a superação do modelo social de capital e com a instauração de uma sociedade com novas formas de sentir, pensar e agir no mundo.

Palavras-chave: Cidadania. Liberalismo. Educação. Jovens. Adultos.

Biografie autore

Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado I do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF

Cleonice Halfeld Solano, Secretaria Municipal de Juiz de Fora

Doutoranda do Programa de Põs-Graduação em Educação da UFJF

Professora da rede municipal de ensino de Juiz de Fora

Ivone Ribera Ambrósio, Secretaria Estadual de Minas Gerais

Técnica Educacional pela Secretaria Estadual de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF

Ana Carolina Brugger Silva, Secretaria Estadual de Minas Gerais

Professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF

Rodrigo Bellei de Oliveira, Secretaria Estadual de Minas Gerais

Professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF

Pubblicato

2015-07-31

Come citare

Rodrigues, R. L., Solano, C. H., Ambrósio, I. R., Silva, A. C. B., & Oliveira, R. B. de. (2015). Uma crítica à cidadania liberal no contexto da formação de jovens e adultos na educação escolar // A critical to citizenship in the context of liberal youth and adult education in school education. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(3), 108–122. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3245

Fascicolo

Sezione

Artigos