Temporalidades na Vida de Professoras // Temporalities in the life of teaching
Abstract
Nossos estudos na área da Educação e Diversidade no/do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, têm sido direcionados à compreensão das diferenças, tanto no que se referem aos fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos que implicam a atualidade de outra forma de homens e mulheres serem, estarem e se relacionarem no e com o mundo, como também nos reflexos de toda essa mudança na e para a educação. Uma das linhas de pesquisa do Núcleo – Cotidiano Escolar e Diversidade – tem como pano de fundo o deslocamento do dado do universal da modernidade para o do múltiplo da atualidade, através da análise das categorias conhecimento, tempo, espaço e sujeito. Particularmente no Grupo Tempos, focamos nossos estudos/pesquisas na temática tempo. Neste texto, apresentamos um recorte do projeto Temporalidades no/do cotidiano escolar, em que é narrada uma roda de conversa ocorrida em 21 de março de 2013 com as professoras de uma escola municipal acerca das narrativas da linha do tempo da vida de cada uma registradas nos Cadernos de narrativas. No desenvolvimento, explicitamos o lugar da pesquisa em nossos estudos, o uso da pesquisa no/do/com o cotidiano como processo metodológico e a concepção de tempo complexo na perspectiva de Edgar Morin. Chegamos, assim, à narrativa da vida de professoras nessa roda de conversa e às conversações sobre as temporalidades em sua vida. A imobilidade da educação se pauta num saudosismo de um passado, e transformá-la implica reconstruí-la a partir do presente, considerando a complexidade dos acontecimentos.
Palavras-chave: Temporalidades. Professores. Complexidade.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.