Antinomias do conceito de autoética de Edgar Morin a partir dos pressupostos teóricos do materialismo dialético // Antinomies of the concept of Edgar Morin's auto-ethics from the theoretical assumptions of dialectical materialism

Autori

  • Ricardo Gauterio Cruz Universidade Federal do Rio Grande
  • Rossane Vinhas Bigliardi Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense
  • Luis Fernando Minasi Universidade Federal do Rio Grande

Abstract

O presente artigo tem o objetivo de explorar os limites do conceito de auto-ética, apresentado por Edgar Morin no volume 6 de sua obra O Método. Para tanto, nos apoiaremos nos conceitos fundamentais do materialismo dialético – sobretudo a partir do pensamento de Gyorgy Lukács – de modo que seja possível analisar a proposição teórica de Morin a partir dos fundamentos filosóficos que vêm balizando nossa compreensão de mundo. Em um primeiro momento, abordaremos o conteúdo conceitual de auto-ética, como apresentado por Morin. Na seqüência, buscaremos compor um conceito fundamental de ética a partir do materialismo dialético, para então, passarmos a analisar a viabilidade teórica da auto-ética com base nos pressupostos éticos do materialismo dialético.

Biografie autore

Ricardo Gauterio Cruz, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG)

Rossane Vinhas Bigliardi, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG)

Luis Fernando Minasi, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE-UFRGS)

Pubblicato

2013-08-20

Come citare

Cruz, R. G., Bigliardi, R. V., & Minasi, L. F. (2013). Antinomias do conceito de autoética de Edgar Morin a partir dos pressupostos teóricos do materialismo dialético // Antinomies of the concept of Edgar Morin’s auto-ethics from the theoretical assumptions of dialectical materialism. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(1), 75–88. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1893

Fascicolo

Sezione

Artigos