A construção das noções de espaço e tempo nas crianças da Educação Infantil

Autori

  • João Alberto da Silva
  • Júnior Saccon Frezza

Abstract

     O presente trabalho tem por finalidade abordar, em  aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo em que está situada. As primeiras estruturas mentais se  constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações. Sendo então a criança um ser ativo, acreditamos que podem ser desenvolvidas práticas
pedagógicas na Educação Infantil que se ocupem do desenvolvimento da inteligência. Muitas vezes, os professores ficam temerosos em desenvolver atividades que propiciem a construção das noções de espaço e tempo, dada a dificuldade de abordagem. Além das práticas de cuidado, a Educação Infantil também está envolvida no desenvolvimento cognitivo dos pequenos, e a construção das noções de tempo e espaço pode auxiliar nessa tarefa.

Come citare

Silva, J. A. da, & Frezza, J. S. (2010). A construção das noções de espaço e tempo nas crianças da Educação Infantil. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/181

Fascicolo

Sezione

Artigos