Práticas des castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano

Autori

  • Milena Aragão
  • Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas

Abstract

Este estudo problematiza os castigos físicos usados nas escolas,
investigando tanto as estratégias utilizadas pelas instâncias de poder, a fim
de ordenar as práticas cotidianas, como as táticas utilizadas por professores,
gestores e pais para lidarem com os preceitos impostos. Nese ínterim, são
denunciadas as tensões existentes nessa relação, mergulhando em práticas,
representações e argumentos utilizados nos séculos XIX e XX, tanto para
corroborar quanto para proscrever os castigos físicos no espaço escolar. O
texto é concluído através de uma reflexão acerca dos castigos como parte da
cultura escolar, fazendo referência, também, à distância existente entre as
prescrições oficiais e as práticas ordinárias, bem como aos castigos como
caminho para educar e civilizar sujeitos.

Come citare

Aragão, M., & Gonçalves Bueno de Freitas, A. (2012). Práticas des castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano. CONJECTURA: Filosofia E educação, 17(2). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1648

Fascicolo

Sezione

Artigos