A formação integral: um desafio pedagógico // Integral formation: a pedagogical challenge
Abstract
A proposta deste trabalho é analisar as Cartas sobre a educação estética do ser humano (1791-1793) de Schiller. O objetivo desse filósofo é propor uma Educação harmonizadora que equilibre o ser humano. A experiência estética através da beleza moderará a vida, permitindo a passagem das sensações aos pensamentos, proporcionando a forma ao sensível, reconduzindo o conceito à intuição e a lei ao sentimento. A arte constrói com elementos extraídos do mundo sensível, outro mundo fecundo. A educação estética deve permitir experimentar aquele jogo de equilíbrio entre a razão e a sensibilidade tanto no caso do artista que cria, como naquele que percebe a arte. Na proposta de Schiller, a ética e a estética convergem porque a estética mantém o equilíbrio do indivíduo de tal maneira que, graças ao domínio“racional” das pulsões, além de aspirar a um estado estético o ser humano, pode chegar ao estado político, que é a garantia da autonomia. A arte nos ajuda a desejar uma formação integral e é um direito natura, seu domínio édo racional e do emotivo, capaz de preparar para a educação ética. A preocupação com educação equilibradora é um dos maiores desafios para o educador.Downloads
Pubblicato
2013-07-03
Come citare
Verástegui, R. A. (2013). A formação integral: um desafio pedagógico // Integral formation: a pedagogical challenge. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(2), 53–64. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1425
Fascicolo
Sezione
Artigos
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